Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Adece recebe representantes da Agência Nacional de Águas
Adece recebe representantes da Agência Nacional de Águas
Ter, 21 de Fevereiro de 2017 20:57

2102anaUm projeto elaborado em 2015 pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) para definir os indicadores e critérios do uso da água no setor agropecuário tem despertado interesse de órgãos de abrangência em todo o País. Nesta terça-feira (21), representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) visitaram Fortaleza e foram recebidos pelo diretor de Agronegócios da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro.

O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, e os técnicos Wagner Vilela, Thiago Fontenele e Carlos Perdigão estiveram reunidos com o diretor e colaboradores no auditório da Adece. Na ocasião, Sílvio apresentou a agência cearense, o andamento do projeto em questão e as próximas etapas a serem desempenhadas.

"O primeiro passo será iniciar o cadastro dos usuários de água nessas bacias, o que precisará de recursos financeiros doados pela Adece. A ideia da visita dos representantes da ANA foi discutir formas para que seja firmado um convênio entre Adece, ANA, Cogerh e outras instituições que possam participar do projeto. A ANA acredita que o trabalho é pioneiro no Brasil, não havendo nada similar. Por isso o seu interesse em participar", ressalta Sílvio.

Lançado em 2015, no ano seguinte, o projeto foi executado em parceria com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), ANA, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). A partir do trabalho, foi criada uma Câmara Técnica Para o Uso da Água no Setor Agropecuário no âmbito do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A mesma câmara demandará os dados de custos de produção e consumo de água pelas atividades agrícolas na nova fase do projeto, que ocorrerá em cinco bacias: Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado.

Junho 2017