Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Hospital Albert Sabin lança projeto de capacitação para acompanhantes
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital Albert Sabin lança projeto de capacitação para acompanhantes
Qua, 08 de Março de 2017 20:14

0803hospO Dia Internacional da Mulher no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, foi celebrado com conquistas na tarde desta quarta-feira, 8 de março. A partir de agora, mães e cuidadores de pacientes internados no Albert Sabin poderão contar com o projeto “Tecendo com Afeto”, que tem como objetivo empoderar e capacitar os acompanhantes dos pacientes, trazendo para as dependências do hospital oficinas de fabricação de brinquedos artesanais. Na cerimônia de lançamento do projeto e da nova estrutura do espaço lúdico Cidade da Criança, estiveram presentes a primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.

 

A execução das obras do novo espaço da Cidade da Criança, projeto de humanização do Hospital Albert Sabin, é resultado da parceria da primeira-dama Onélia Leite, por meio do Projeto Mais Infância, com o Grupo M.Dias Branco. “Esse é um momento de agradecimento. É muito bom quando a gente vê os frutos do trabalho”, disse a primeira-dama do Estado, que foi homenageada pelo Dia Internacional da Mulher.

 

Para Henrique Javi, a conquista se deve ao “esforço, trabalho e compromisso” dos profissionais do hospital. “Quando houve a inauguração da Cidade, no fim de 2016, eu sabia que ia florescer, mas não pensei que fosse ser tão rápido”, disse o secretário da Saúde do Ceará. Ele também felicitou as mulheres presentes pelo dia delas.0802hosp2


A diretora geral do Hospital Albert Sabin, Marfisa Portela, ressaltou também a importância da parceria firmada entre Hias, Projeto Mais Infância, Sindicato da Indústria da Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil-CE), Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece) e Fundação Beto Studart. “O projeto 'Tecendo com Afeto' vem ao encontro do anseio que temos de ocupar o tempo das acompanhantes, desviando o foco das doenças e aliviando um pouco a tensão. Além disso, o projeto vai capacitá-las com habilidades que, posteriormente, poderão servir como fonte de renda”, destacou Marfisa.

 

“A essência é transmitir essa habilidade. Mas, mais do que capacitar, nós queremos trazer qualidade de vida e fortalecer esses momentos de alegria que elas compartilham com as crianças”, disse Kelly WhiateHurst de Castor, presidente do Sinditêxtil-CE. “E para um filho um brinquedo tem um significado profundo, a gente sabe disso”, ressaltou Ana Maria Studart, vice-presidente da fundação Beto Studart.

 

Tecendo com Afeto


As oficinas relativas ao projeto foram iniciadas nesta quarta-feira, 8, e terão 11 encontros. As aulas serão coordenadas por designers e por uma psicóloga. O material de corte e costura será cedido pelos parceiros, que contam ainda com o apoio do Sebrae e da Adece. “Acredito que esse é um projeto abençoado por Deus, porque tudo deu certo”, disse Nicole Barbosa, presidente da Agência.

 

Os encontros vão ocorrer na Cidade da Criança, área lúdica criada para a convivência de crianças e adolescentes internadas, sempre nas tardes de quarta-feira até o dia do encerramento, quando cada aluno receberá um kit pessoal de corte e costura. Além das atividades para as mães e cuidadores, a Cidade da Criança recebeu outro “presente” dos parceiros, todas as casinhas foram mobiliadas e equipadas para receberem os pacientes nos momentos de lazer.

 

Cidade da Criança


“Não basta ter profissionais tecnicamente competentes, precisamos dar um suporte emocional para as crianças que por aqui passam e o brincar proporciona esse momento lúdico onde se desligam um pouco de suas doenças e entram num mundo mágico”, destacou Marfisa de Melo Portela, ressaltando ainda que, agora, com a fabricação dos brinquedos, familiares e pacientes terão uma integração completa na Cidade da Criança.

 

O espaço estimula as crianças internadas no Albert Sabin a sorrirem e exercerem a própria cidadania. Equipado como uma cidade em miniatura, a estrutura da Cidade da Criança conta com quatro casas e uma prefeitura. Cada instituição adotou uma delas. O Colégio Christus equipou e decorou a Escola e Biblioteca Raquel de Queiroz; o Paulinos Cabeleireiros montou o salão que leva seu nome; a Casinha de Brinquedos Renato Aragão e o Teatro Dora Andrade e a Prefeitura tiveram o apoio da Fundação Beto Studart, do Sindtêxtil-Ce e da Adece. Além disso, o projeto Cirurgia Segura será todo mobiliado e equipado pelo Instituto Unimed.

 

08.03.2017


Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
t: albertsabince
f: albertsabince

 

Calendário

Agosto 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2