Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Adece inicia Programa de Desenvolvimento Local para fomentar economia nos municípios
Qua, 08 de Março de 2017 18:02

0803cedroAs vocações e potencialidades existentes nos municípios cearenses serão analisadas e exploradas de forma personalizada pelo Governo do Estado do Ceará. Com o objetivo de promover o crescimento econômico a partir de cada localidade, o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) deu pontapé inicial nesta semana, com a realização do Seminário de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura no município de Cedro, no Centro-Sul do Estado.

"O PDL foi pensado enquanto estive na presidência do Centro Industrial do Ceará (CIC) e agora, na presidência da Adece, podemos colocá-lo em prática. Isso vai dentro da ideia do governador Camilo Santana de fortalecer e descentralizar a economia do Estado, levando mais oportunidades a todas as regiões do Ceará. Recebi na Adece a visita do prefeito Nilson Diniz e estamos desenvolvendo o piloto do PDL em Cedro para proporcionar uma nova dinâmica à economia do município", explica Nicolle.

De acordo ainda com a titular da Adece, o programa consiste em, a partir do diagnóstico do município, levantar as potencialidades e vocações a serem conduzidas em um plano de ações de curto e médio prazos com o objetivo de alavancar a economia local. "Já estamos formatando com a equipe do Sebrae um modelo que será replicado em outras cidades. Além do plano em si, a Adece vai acompanhar a execução das ações", adianta.

Realizado no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac Cedro), o seminário inicial teve duração de dois turnos e foi dividido em quatro momentos: abertura, com orientações e exposição dos principais indicadores socioeconômicos atuais de Cedro; definição de identidade organizacional da gestão, visando a formatação de princípios norteadores do governo municipal; eleição de eixos estratégicos, com apresentação dos vetores de desenvolvimento a serem trabalhados pelo município; e formatação de estratégias, definindo ações político-administrativas que deverão ser empregadas na gestão. Após a realização do evento, uma Agenda Estratégica de Desenvolvimento do Município de Cedro deverá ser entregue no prazo de 30 dias.0803cedro2

Conforme o prefeito de Cedro, esse é o momento de somar esforços da administração municipal com o Governo do Estado, por meio da Adece, com o intuito encontrar um novo caminho para o desenvolvimento econômico local. "O grande desafio desses municípios pequenos é encontrar alternativas econômicas para a sua população. Aqui temos vocação para a área da atividade primária, na pecuária e agricultura, onde vamos completar um século nos próximos quatro anos. Porém, esse trabalho da Adece vai descobrir, junto conosco, outras alternativas para direcionarmos ao município uma visão de futuro. Precisamos redescobrir outro momento. A Adece está contribuindo com uma discussão produtiva e proativa para o município de Cedro. Acreditamos que, com o apoio do Governo do Estado, possamos trazer empreendimentos que possam ter empregos formais e motivar nossa economia alavancando nossos índices" comenta.

O evento contou ainda com a presença do diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, do assessor especial da presidência, Paulo Sombra, do prefeito de Cedro e de colaboradores da Prefeitura Municipal, além de representantes do setor produtivo local.

Uma visita ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) local também foi realizada pela presidente e demais representantes da Adece. A unidade possui cursos técnicos, superiores e de pós-graduação na localidade.

Última atualização em Qui, 09 de Março de 2017 10:50

Julho 2017