Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais STDS e Adece produzem ovos de Páscoa com cacau cearense
STDS e Adece produzem ovos de Páscoa com cacau cearense
Sex, 07 de Abril de 2017 11:42

A Páscoa deste ano terá um sabor a mais, um gostinho genuinamente cearense. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e a União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale) produziram ovos de Páscoa com gostinho do nosso Ceará, utilizando cacau, matéria-prima para o chocolate, cultivado no Tabuleiro de Russas, região do semiárido cearense. ”A STDS investe no potencial do trabalhador cearense, por isso, nos lançamos em mais um desafio. Formamos uma turma de 25 jovens, e contando com a supervisão da Chef de Patisserie, Lia Quinderé, produzimos 300 ovos de Páscoa. Transformamos o que era sonho, em realidade, mostrando que nosso estado tem um potencial imenso”, declarou a coordenadora da Evisa, Simone Veras, durante a manhã desta quinta-feira (6), período em que os alunos experienciaram a vivência prática em produção e embalagem dos chocolates.

Diminuir 2 394x194

"Nós buscamos culturas alternativas que possam gerar mais emprego e renda para o setor agropecuário do nosso estado, no sentido de atrair novos investimentos e de otimizar o uso da água, principalmente por conta da crise hídrica que enfrentamos. Incentivamos a certificação de origem dos nossos produtos, valorizando inclusive a identidade que carregam. Acredito que, ao aliar essas ações ao trabalho de capacitação da Evisa, nós conseguimos contemplar do agricultor ao jovem que procura o primeiro emprego”, explica Silvio Carlos Ribeiro, diretor da Adece.

Diminuir 1 394x194

“Estou encantada com o nosso cacau, percebi notas de mel, de café, e sei que isso é devido ao microclima da região do nosso semiárido. Temos uma riqueza infinita em nosso solo e nas mãos do nosso povo. Agradeço a parceria com o governo e com a ADECE, que possibilitaram a capacitação e a troca de experiências. Tenho certeza que cada aluno que participou do curso aprendeu algo novo”, afirmou Lia Quinderé, facilitadora e Chef de Patisserie formada pela escola francesa Le Cordon Bleu.

Diminuir 394x194

Novos frutos no Ceará

O projeto "Avaliação de culturas alternativas para o Ceará - Potencial agronômico e econômico para a agroindústria" é um estímulo do Governo do Estado do Ceará, por meio da Adece, a trazer novas opções de cultivo aos agricultores, proporcionando mais oportunidades de emprego e renda no interior cearense. Também estão sendo trabalhadas de forma experimental a produção de romã, amora preta, mirtilo, caqui, maçã e pera na Ibiapaba e no perímetro irrigado dos Tabuleiros de Russas.

*Fotos:Sheyla Castelo Branco

Assessoria de Imprensa e Eventos Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
Carlos Eugênio Saraiva
Telefones: 98878.8510 /3101.2089/2099