Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Camilo Santana anuncia instalação de unidade da Fiocruz no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Camilo Santana anuncia instalação de unidade da Fiocruz no Ceará
Ter, 18 de Abril de 2017 16:26

IMG 0527 copy

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o chefe do Executivo afirmou que a inauguração será ainda este ano


IMG 0521 copyO Ceará contará com unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda este ano. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, na tarde desta terça-feira (18), na sétima transmissão ao vivo via Facebook. "A Fiocruz é uma instituição de renome nacional e internacional. Vamos inaugurar, entre agosto e outubro, a nova sede no Ceará, lá no Polo de Saúde no Eusébio. É um Fiocinvestimento de R$ 170 milhões. Será um grande ganho para o Ceará, com estrutura física, geração de empregos. Conectado à Fiocruz, teremos a fabricação de vacinas de base vegetal, que é a Biomanguinhos, que hoje tive a oportunidade de visitar. Queremos fazer do Ceará um eixo de desenvolvimento na área da saúde, com desenvolvimento, tecnologia e estudos", explicou o governador, que está no Rio de Janeiro.

Em seguida, o governador foi perguntado sobre a estrada entre Santa Quitéria e Trapiá. Camilo disse que a obra já foi iniciada, porém, o período é complicado por conta da quadra invernosa, mas será concluída em breve. Ele lembrou que várias estradas estão sendo restauradas através do "Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará", e que recentemente entregou nos municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Russas, entre outras.

Leandro Rodrigues pediu escolas de Ensino Médio no município de Mucambo. O governador disse que está implementando diversas escolas pelos municípios do Ceará e, para Mucambo, a sugestão será levada para o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Carlos Alberto perguntou sobre segurança. Camilo Santana lembrou dos concursos para policiais, a interiorização de serviços como Raio e o Ciopaer e melhorias na estrutura em geral da segurança pública. "A área de segurança é a área mais desafiadora e que exige um olhar especial. Em dois anos e três meses, poucos governos fizeram o volume de investimentos que fizemos", disse.

Respondendo sobre os próximos concursos que serão anunciados, ele adiantou: "Vamos agora lançar o edital dos agentes penitenciários. Serão mil vagas. Também trabalhamos para abrir concurso para agentes sócio-educadores. Vão se preparando aí".

Manoel Pessoa questionou sobre o que tem sido feito para combater o Aedes aegypti. "O papel do Estado tem sido de trabalhar o nível de acompanhamento dos municípios, não só de vacinação e de controle, mas muita articulação com estrutura para que as prefeituras possam desempenhar a prevenção à dengue, zika e chikungunya", respondeu.

Júnior Alves quis saber sobre o funcionamento do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. "Estamos aguardando a certificação. Conversamos com a Unesco, COB, empresas privadas, para financiar o funcionamento. o CFO é um equipamento que pode atrair e trazer atletas do mundo inteiro. Está pronto, toda a infraestrutura, mas cada local precisa estar certificado para oficialmente iniciar as atividades. Estamos tentando trazer alguns times nacionais e internacionais para fazer um grande lançamento oficial".

O internauta Elvis perguntou quais são os projetos para Quixeramobim. "Recentemente, no último dia 19 de março, liberamos uma verba de mais de R$ 15 milhões para assentamentos rurais. Foi o maior volume de recursos do Projeto São José. Estamos fazendo a revitalização da Ponte Maravilha, tão emblemática, que esperamos inaugurar em breve. Fizemos uma adutora, estamos com dois empreendimentos do 'Minha Casa, Minha Vida' prestes a serem concluídos. Temos várias obras em parceria com a prefeitura, como calçamento, uma areninha, praças do Programa Mais Infância Ceará, entre outros projetos".

Respondendo a Henrique Carvalho sobre a possibilidade da construção de um hospital com UTI em Itapipoca, o governador destacou que o Hospital Regional que atende a Região Norte é o de Sobral, porém, está trabalhando parcerias com instituições não governamentais para a área da saúde em Itapipoca.

Agentes de saúde cobraram o adicional de insalubridade. Camilo destacou que esse foi um compromisso de campanha, junto com o pagamento do piso nacional retroativo a janeiro de 2015, já cumprido. "Eu só peço paciência, sabemos do momento de dificuldade que o país vive, mas fiquem certos que vou cumprir o compromisso até porque vocês merecem por todo o trabalho que fazem na prevenção da saúde", garantiu.

Livia Lima perguntou sobre a situação do Açude Castanhão. "A situação de água no Ceará melhorou em relação ao ano anterior. Estamos com água para abastecer várias regiões do interior. O grande problema é mesmo Fortaleza e Região Metropolitana, pois não temos bacias suficientes se não trouxermos água do Castanhão. Graças a Deus tem chovido bastante, mas não dá para garantir abastecimento o ano inteiro. Ainda não temos nem 6% da capacidade do Castanhão, por isso, vamos continuar com todas as ações que estamos fazendo para evitar desperdício, o reúso da água da ETA Gavião, os poços verticais no Pecém para atender a siderúrgica. Trouxe dos Estados Unidos uma tecnologia para cavar poços horizontais, é inédita no Brasil. Estamos fazendo esse trabalho no Cumbuco pois lá temos bons aquíferos. Em breve farei uma transmissão para vocês terem ideia da dimensão. Não vamos medir esforços para garantir que não falte água para não precisarmos de racionamento", explicou Camilo.

O chefe do Executivo também afirmou que neste domingo (23) estará em Chorozinho, na Fazenda Uruanan, no aguardado projeto de assentamento rural que vai beneficiar mais mil famílias que lutam pelo direito de produzir nas suas terras.

Por fim, o governador comemorou a notícia desta terça-feira, de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu em 1,4%, pelo segundo mês consecutivo, índice acima do crescimento do Brasil. O crescimento acumulado é de 2,1%. "Isso mostra que o Ceará está preparado para a retomada da economia, é o estado que mais realiza investimentos", destacou.


Veja mais
     

18.04.2017

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagema

Fotos: Ascom / Governo do Ceará

 

Calendário

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1