Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Potencial gastronômico de Itapajé será explorado a partir de projeto idealizado pela Adece
Qua, 23 de Agosto de 2017 11:41

itaUma equipe liderada pela presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, esteve nesta terça-feira (22), no município de Itapajé, com o intuito elaborar estratégias para promover a região a partir da potencialização das atividades produtivas locais. Na ocasião

a comitiva foi recebida pelo prefeito do município, Dimas Cruz.

"Iniciamos uma conversa com Itapajé a partir de uma visita realizada pelo prefeito na Adece, onde ele solicitava a prospecção de uma indústria para gerar empregos. A partir daí, começamos a fazer um trabalho de resgate sobre o que o município tem e o que podemos fazer para potencializar a economia local antes de levar esse empreendimento. Percebemos que a banana é um fruto tradicional do agronegócio local. Queremos resgatar essa história e promover desenvolvimento econômico a partir da produção de derivados desse produto, por exemplo. A ideia é fazer um projeto piloto e replicar em outros municípios para gerar emprego e renda", explica Nicolle.

Para dar início ao projeto, a presidente da Adece visitou galpões apropriados para receberem empreendedores e conheceu de perto a produção local. Conforme Nicolle, a ideia é reuní-los em regime de cooperação e prestar assistência técnica com o intuito de gerar padronização de sabor e de qualidade. "Vamos criar selos dos produtos feitos em Itapajé e levar as especiarias para a Capital cearense e outros estados", completa.

O diretor de Agronegócio da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, destaca a localização estratégica favorável de Itapajé para a região Norte do Estado. Para ele, o agronegócio como um todo no Ceará precisa ser repensado e incentivado. "Nesse momento buscamos iniciativas inteligentes e oportunidades. Itapajé tem uma localização geográfica capaz de promover o município atraindo negócios voltados para a gastronomia local", destaca. ita2

Convidado pela Adece, o chef e pesquisador sobre insumos do Ceará, Fernando Barroso, esteve também na missão e avaliou o potencial gastronômico local de forma positiva. "Nessa primeira visita vi pérolas maravilhosas. A linguiça e a paçoca são patrimônios do município, assim como os doces a partir da banana, um fruto regionalmente estabelecido. O que nos resta é expor essas lendas e histórias. Os produtos se vendem melhor quando se cria as histórias" avalia.

Até a primeira quinzena de setembro serão levantados o total de produtores locais, bem como a quantidade dos produtos fabricados no município. No mesmo período, uma nova reunião entre Adece, Prefeitura, Sebrae e Senac será realizada com o intuito de dar início ao projeto.

Estiveram ainda no encontro o gerente do Gabinete de Relação com Investidor da Adece, Paulo Sombra; a gerente de Comércio e Serviço, Cecy de Castro; o engenheiro e representante da diretoria de Infraestrutura, Daniel Ramos; o chefe de gabinete da Prefeitura, Fulgêncio Cruz; o vice-prefeito, Jonairton Alver; os secretários de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente municipal, Kennady Mota e Pedro Rocha; e o articulador regional do Sebrar, Jacob Bandeira.