Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Governo do Ceará apresenta novo modelo de Câmaras Setoriais e Temáticas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governo do Ceará apresenta novo modelo de Câmaras Setoriais e Temáticas
Ter, 11 de Dezembro de 2018 20:03

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) apresenta, nesta terça-feira (11), a nova dinâmica das Câmaras Setoriais e Temáticas do Ceará. A explanação é feita pelo presidente da Adece, Eduardo Neves, durante a abertura do Seminário Agrosetores 2018, no Centro de Eventos do Ceará.

A cerimônia conta ainda a posse dos novos presidentes, vice-presidentes e secretários-gerais das Câmaras Setoriais e Temáticas para o exercício de janeiro a dezembro de 2019.

O novo modelo contempla a criação de um Conselho Gestor, formado pela Adece, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/CE), Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Representante do Agronegócio, Ceará 2050 e Fortaleza 2040. Reuniões trimestrais serão realizadas com os nove membros representantes das entidades.

Ainda no novo modelo, 21 Câmaras Setoriais desmembram outras 13 Temáticas. Conforme o presidente da Adece, dentre as novidades, está a criação das Câmaras Setoriais do Agronegócio, Economia Criativa, Economia do Mar e Águas Continentais, Meio Ambiente, Moda, além da Câmara Temática de Gastronomia. Grupos de Trabalho de natureza temporária e destinados à discussão de assuntos conjunturais específicos também poderão ser formados pelas câmaras.

"A partir de agora, cada câmara vai apresentar todos os anos seus levantamentos e vamos poder trabalhar melhor as demandas das cadeias produtivas. Deverão ser elaborados dois produtos: Plano de Trabalho Atual alinhado ao Rotas Estratégicas e o Masterplan, da FIEC, Ceará 2050 e Fortaleza 2040; e o Relatório de Gestão. Também teremos um Fórum Bimestral com todos os presidentes, tendo em vista que muitos interesses são transversais e essas câmaras precisam conversar entre si", explica Eduardo Neves.

Câmaras Setoriais

Tecnologia da Informação e Comunicação

Turismo e Eventos

Trigo e Derivados

Agronegócio (Temáticas: Caju, Carnaúba, Equinocultura, Flores, Frutas, Leite, Mel e Ovinocaprinocultura)

Meio Ambiente (Temática: Reciclagem)

Economia Criativa (Temática: Gastronomia)

Construção Civil e Imobiliária

Audiovisual

Mineração

Economia da Saúde

Química

Eletrometal Mecânico

Água e Desenvolvimento

Comércio e Serviços

Economia do Mar e Águas Continentais (Temáticas: Tilápia e Camarão)

Automotiva

Energias Renováveis

Comércio Exterior

Moda (Temática: Vestuário)

Logística

Fórum de Jovens Empresários

Seminário Agrosetores 2018

Discutir ações e projetos destinados a desenvolver o agronegócio no Ceará, possibilitando o contato do público com artigos vindos direto dos produtores rurais é um dos objetivos do Seminário Agrosetores Ceará 2018. O evento é uma realização do Instituto Future, com apoio da Adece, e acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro com rodadas de negócios, mesas temáticas, palestras e reuniões para debater assuntos relativos aos setores elencados.

A gastronomia local também se faz presente no Seminário. Conhecimento, processos e produtos locais são apresentados por chefes convidados com a participação dos alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Última atualização em Qui, 13 de Dezembro de 2018 21:10
 

Calendário

Abril 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4