Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Sedet discute estratégias para crescimento econômico do Ceará com integrantes da Rede de Desenvolvimento
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Sedet discute estratégias para crescimento econômico do Ceará com integrantes da Rede de Desenvolvimento
Qui, 09 de Maio de 2019 09:02

4semin sedetA Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho (Sedet) promoveu nesta quarta-feira (08) a última etapa do Seminário Estratégico. O evento foi realizado no Hotel Costa do Mar e reuniu secretários estaduais, dirigentes e técnicos dos órgãos que compõem a Rede de Desenvolvimento Econômico do Estado, coordenada pela Sedet. Na ocasião foram compartilhadas diretrizes e planos norteadores do desenvolvimento econômico com os demais parceiros do Governo com foco no crescimento econômico com componentes da Rede.

Durante o evento o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Julio Cavalcante, apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado pela consultoria portuguesa SPI/Quanta. O presidente da Fundação Astef, Barros Neto, apresentou a Plataforma Ceará 2050. E, por fim, alguns indicadores econômicos do Ceará foram apresentados pelo diretor de Estudos Econômicos do Ipece, Adriano Saquis.

Após as apresentações, o secretário Maia Júnior reforçou a criação da Rede de Desenvolvimento e a importância de se trabalhar em parceria. “Precisamos trabalhar juntos para atingir nossas metas: aumentar a geração de empregos, aumentar a média salarial dos cearenses e crescer a participação do PIB do Ceará no PIB nacional. Sozinhos não iremos a lugar nenhum”, afirmou o titular da Sedet.

Os secretários do Turismo, Arialdo Pinho, e da Cultura, Fabiano Piúba, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário, José Leite, também tiveram a oportunidade de reforçar o trabalho que pode ser executado pela Rede com o objetivo de impulsionar a economia do Estado. Juntamente com a Sedet, essas são as Secretarias protagonistas no desenvolvimento do Ceará.

Na ocasião também foram apresentados os “Agentes de Desenvolvimento”, técnicos indicados pelos dirigentes de todos os 18 órgãos que compõem a Rede. A Rede é composta pelas vinculadas da Sedet (Adagri, Adece, Codece, CIPP, IDT, Jucec e ZPE) e os seguintes órgãos estaduais: Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag),Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretariada Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria das Cidades, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Funcap, Ipece, Etice, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil.

Com a última etapa do Seminário realizada, uma agenda de compromissos será construída e envolverá cada órgão presente na Rede de Desenvolvimento do Estado. “Esse encontro teve o objetivo de criar uma integração e articulação entre todos os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento econômico do estado. A nossa ideia é a criação de uma rede pró-desenvolvimento do Ceará. Precisamos eleger uma plataforma de clusters e criar uma ambiência para que a economia cearense seja atraente para novos investidores e, consequentemente, gere emprego e renda para o Estado”, afirmou o secretário Maia Júnior.

 

Calendário

Maio 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1