Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Notícias Gerais Ceará investe em infraestrutura para atrair novas empresas do setor de TIC
Ceará investe em infraestrutura para atrair novas empresas do setor de TIC
Qua, 22 de Maio de 2019 15:21

ticNos últimos anos, o Governo do Estado do Ceará tem viabilizado infraestrutura e investimentos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico do setor de Tecnologia da Informação (TIC). No final de 2018, o governador Camilo Santana sancionou a Lei nº 16.727, que criou o Programa hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC), com o intuito de otimizar os recursos de custeio e investimentos em TIC.

O Estado também está em processo de migração de todas as suas operações para o ambiente de nuvem, possibilitando uma maior economia nos gastos operacionais e maior agilidade nos processos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ceará é um dos três estados brasileiros com melhor conexão banda larga, velocidade e quantidade de fibra ótica instalada. A velocidade média do Estado contratada (Mbps) é a terceira maior do Brasil (27,23Mbps), perdendo apenas para São Paulo (30,39Mbps) e Distrito Federal (27,61Mbps). Além disso, 85,9% dos municípios cearenses possuem cobertura de fibra ótica.

A inauguração do Data Center da multinacional de telecomunicações Angola Cables em abril deste ano foi um outro importante passo dado pelo Ceará rumo ao protagonismo no setor de TIC. A empresa angolana investiu cerca de US$ 300 milhões na construção de um Data Center, na Praia do Futuro, e na instalação dos cabos submarinos Sacs e Monet, que ligam via fibra óptica duas regiões com grande potencial econômico – Américas e África, gerando uma rota alternativa de conectividade com os Estados Unidos e o continente asiático.

“A Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), além de dispor de uma câmara setorial que discute assuntos relacionados ao setor de TIC, tem buscado colaborar com a ambiência para criação de novos negócios na área. Nós temos uma Câmara Setorial onde são discutidas todas as questões ligadas ao setor e a nossa expectativa é que, com a infraestrutura que está sendo disponibilizada pelo Estado, nós possamos atrair novas empresas do setor para cá. O nosso desafio atual é o fomento as startups e qualificação do conhecimento para que possamos não somente atrair novas empresas, como ofertar mão de obra qualificada para suprir este mercado”, explica o presidente da Adece, Eduardo Neves.

A expectativa é que a vinda da Angola Cables gere para Fortaleza, em 2055, um aumento de R$ 1,2 bi no PIB e um PIB acumulado de R$ 22,3 bi no fim do período. O Data Center também prevê a criação de 637 empregos ao longo do período, sendo os empregos diretos de maior qualificação técnica. Além disso, o empreendimento também servirá de fator facilitador para a atração de novos investimentos e negócios para o Estado.

“A nossa sociedade demanda muitas telecomunicações, seja nos relacionamentos entre pessoas ou para transações de negócios entre organizações empresariais. Daí, poder contar com uma infraestrutura de cabos submarinos de fibras ópticas é potencialmente um grande diferencial competitivo para o Estado”, afirma o presidente da Câmara Setorial de TIC da Adece, Maurício Brito.

Tendências para o futuro
De acordo com a plataforma de planejamento estratégico Ceará 2050, o setor de TIC foi identificado como uma das megatendências que afetarão os serviços no Ceará nos próximos anos. Esta é uma área que está associada à criação de oportunidades em vários setores econômicos dinâmicos ou de suporte às empresas e que pode potencializar significativos ganhos de produtividade para o mercado cearense.

Na perspectiva de se elevar os níveis de competitividade e de integração da economia local, a área de TIC requer um forte investimento na qualificação da força de trabalho e em capital humano. De acordo com o levantamento feito pelas Rotas Estratégicas Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), atualmente, a remuneração média do setor no estado é de R$ 3.092, com uma média de 13,5 anos de estudo.

Em se tratando de abertura de cursos ligados ao setor, o Ceará possui 596 turmas, que somam um total de 20.142 alunos matriculados. Informática (9.966), Rede de Computadores (4.504) e Eletrotécnica (2.238) são os cursos que reúnem a maior quantidade de alunos matriculados.

A participação do setor no Produto Interno Bruto Cearense (PIB) foi de 2,06% em 2018, mas neste ano de 2019 já supera a marca de 2,04. Atualmente, o setor gera mais de 14 mil empregos diretos na economia local, o que representa um aumento de 23,22% nos últimos cinco anos.

Última atualização em Qua, 22 de Maio de 2019 15:30

Junho 2019