Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Audiovisual Indústria audiovisual: Ceará participa maior encontro de negócios da América Latina
Qua, 08 de Março de 2017 17:38

riocontent1Uma delegação formada por aproximadamente 20 empresas cearenses produtoras de audiovisual e diversos atores do setor representa o Ceará no Rio Content Market, maior encontro de negócios da América Latina entre produtores independentes, profissionais de televisão e mídias digitais. O evento acontece entre os dias 8 e 10 de março, no Rio de Janeiro. O grupo conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará por meio de um estande da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da presença da Secretaria da Cultura (Secult).

"Recebemos o pedido vindo da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Audiovisual (CS Audiovisual), criada pela Adece, e não poderíamos deixar de apoiar mais uma vez o setor. A indústria de audiovisual cearense vive um novo momento, gerando empregos com suas produções de qualidade e reconhecimento nacional. É preciso incentivar o setor a fomentar negócios entre os produtores cearenses e a grande mídia", avalia a presidente da Adece, Nicolle Barbosa.

Conforme o cineasta, diretor da Casa Amarela Eusélio de Oliveira e membro da CS Audiovisual, Wolney Oliveira, a expectativa dos produtores é de concretizar, no mínimo, R$ 2 milhões em rodadas de negócios com emissoras de televisão locais e nacionais. "A tendência é que os números cresçam na medida em que o audiovisual cearense participe desses eventos. Isso também abre janelas para outros eventos internacionais", pontua.

O Rio Content Market é um dos maiores eventos que a Adece participa atualmente, segundo o diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Carlo Ferrentini. "Aproximadamente 32 países estão presentes aqui. Todo o setor do audiovisual e os canais de televisão mais importantes estão participando. Estamos expondo o Ceará para todos eles", diz.

Incentivos ao setor

No início de 2017, a Secult lançou o XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo, que conta com investimento de R$ 17 milhões para projetos de fortalecimento do audiovisual cearense, sendo R$ 7 milhões em recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e R$ 10 milhões do Governo Federal, através do Edital de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A secretaria anunciou ainda 20 novas salas de cinema que começarão a ser construídas neste ano, em 10 municípios cearenses. As salas contarão com investimento de R$ 32 milhões, sendo R$ 20 milhões da Ancine e R$ 12 milhões da Secult.riocontent2

"Acho que as participações da Adece e da Secult são fundamentais dentro desse planejamento estratégico de incentivar o audiovisual cearense. Existem muitos recursos do Governo Federal, mas deve haver o interesse local, o que está acontecendo no governo Camilo Santana", comemora.

Rio Content Market

O evento é palco de negociações entre players do mercado audiovisual e mais de 1.000 produtoras independentes. Já contou com a participação de mais de 6.000 profissionais de TV e mídias digitais de mais de 30 países, para troca de experiências e rodadas de negócios. Por suas salas passaram mais de 17.000 participantes, executivos, produtores e profissionais da indústria audiovisual, que apresentaram ideias, cases e modelos de negócios relevantes para a formação de parcerias e coproduções.

Representantes dos principais serviços de streaming, como Amazon, Netflix e Hulu explicaram para o público como encomendam conteúdo para suas plataformas. Além disso, executivos de canais como NHK (Japão), Al Arabiya (Emirados Árabes Unidos), Arte (França e Alemanha), TV2 (Dinamarca) e Tooniverse (Coreia do Sul) falaram sobre suas programações. Players que atuam no Brasil mostraram cases de sucesso de produções de branded content.

Última atualização em Qua, 08 de Março de 2017 18:13

Abril 2017