Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cajucultura CS Caju: Embrapa apresenta projetos relacionados ao setor
CS Caju: Embrapa apresenta projetos relacionados ao setor
Ter, 14 de Março de 2017 20:12

1403cajuAções voltadas para a expansão e sustentabilidade da cajucultura cearense foram assuntos discutidos na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A pauta foi destaque nesta terça-feira (14), durante reunião realizada pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cajucultura (CS Caju).

Dois projetos voltados para o setor foram apresentados na reunião. As ações acontecerão em parceria entre a Adece e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com previsão de início nos meses de abril e maio.

O primeiro trabalho engloba a realização de um diagnóstico de casos de sucesso alcançados por pequenos produtores. "Apesar da crise, existem produtores que obtêm muito êxito economicamente com o caju. Queremos entender quais são as técnicas utilizadas e os canais de comercialização para formatar uma proposta de política pública e replicar a um número maior de produtores", explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Gustavo Saavedra.

A produção de caju como fruticultura de alto desempenho também será abordada em outro estudo, segundo Saavedra. "Vamos pensar na produção de 3 mil quilos de cajueiro por hectare. O objetivo é utilizar uma fruticultura moderna que usa técnicas ultradensadas e manejo da planta para se obter o máximo de rendimento em termos de produção por hectare", completa.

A reunião contou ainda com a apresentação de todos os projetos da Adece para 2017 voltados ao agronegócio cearense. A agência conta atualmente com 10 câmaras voltadas para o setor em funcionamento. " Projetos desse tipo, em parceria com instituições de pesquisa e extensão, certamente fornecerão ao setor agropecuário cearense o conhecimento necessário para que investidores do setor possam vir a produzir e gerar emprego e renda com segurança e sustentabilidade", avalia o diretor de Agronegócios da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro.

Última atualização em Qua, 15 de Março de 2017 08:59

Setembro 2017