PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

CEARÁ CREDI

 

SOBRE O PROGRAMA

 

O Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi) é uma iniciativa do Governo do Ceará que visa ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais, e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira. Lançado em abril de 2021, o programa foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Instituto E-Dinheiro e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e objetiva agir de forma estratégica na inclusão produtiva e financeira da camada mais vulnerável da população cearense.

 

Em 11 meses de operação, o Programa já liberou mais de R$ 70 milhões em crédito para mais de 26 mil micro e pequenos empreendedores cearenses. Até maio de 2022, já foram atendidas mais de 36 mil pessoas pelos 110 agentes, 11 assistentes administrativos e 11 supervisores de créditos espalhados pelos 184 municípios cearenses.

 

COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA

 

Dos empréstimos liberados pelo Ceará Credi, cerca de 25% foram para abertura de novos negócios e 75% para o fortalecimento de atividades já existentes. Ao todo, quase 38% das pessoas que tiveram acesso ao crédito são Microempreendedores Individuais (MEI). No total, 64% dos empréstimos foram destinados para o setor do comércio, 21% para o setor de serviços, 13% para o de produção, 2% para o setor rural.

 

DESTINAÇÃO DO CRÉDITO

 

PÚBLICO ATENDIDO

 

Do público prioritário atendido pelo Programa, 29,5% são jovens empreendedores. No tocante a distribuição por gênero: 70% são mulheres e 30% homens. O Ceará Credi também prioriza o acesso ao crédito por parte de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que compreendem 42% do público atendido pelo programa. Tal percentual corresponde a mulheres chefes de família, pessoas com deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional.

 

 

A Adece, responsável pela operacionalização do programa, desenvolveu uma trilha de capacitação dos empreendedores atendidos pelo Ceará Credi. A iniciativa faz parte da estratégia de inclusão produtiva e financeira do programa no Estado e tem o objetivo de capacitar microempreendedores e futuros clientes do programa para o desenvolvimento dos seus negócios. Os cursos são realizados de forma gratuita e online, são de curta duração e disponibilizam de videoaulas com linguagem e conteúdo simples.

 

Até maio de 2022, quase 9 mil clientes atendidos pelo programa realizaram cursos de gestão empreendedora e educação financeira. Entre os temas abordados pelas capacitações, foram ofertados cursos como: Prepare-se para Conseguir o Crédito; Ajudando Você a Pensar no seu Negócio; Marketing Digital; Formalização para Mulher Empreendedora; e Como Cuidar do dinheiro do Seu Negócio.

 

São dois cursos obrigatórios para quem quer abrir negócios e outros opcionais voltados para quem deseja se capacitar de acordo com as suas necessidades gerenciais da sua rotina empreendedora. Após a conclusão, os participantes recebem certificado digital.