CEARÁ CREDI

 

O Programa já liberou mais de R$ 117 milhões em crédito para mais de 45 mil micro e pequenos empreendedores cearenses. Até o final de 2022, já foram atendidas mais de 75 mil pessoas pelos 114 agentes, 15 assistentes administrativos e 13 supervisores de créditos espalhados pelos 184 municípios cearenses.


COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA

Dos empréstimos liberados pelo Ceará Credi, cerca de 25% foram para abertura de novos negócios e 75% para o fortalecimento de atividades já existentes. Ao todo, quase 38% das pessoas que tiveram acesso ao crédito são Microempreendedores Individuais (MEI). No total, 65% dos empréstimos foram destinados para o setor do comércio, 20% para o setor de serviços, 13% para o de produção, 2% para o setor rural.

 

DESTINAÇÃO DO CRÉDITO

 

PÚBLICO ATENDIDO

 

Do público prioritário atendido pelo Programa, 29,5% são jovens empreendedores. No tocante a distribuição por gênero: 69% são mulheres e 31% homens. O Ceará Credi também prioriza o acesso ao crédito por parte de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que compreendem cerca de 70% do público atendido pelo programa. Tal percentual corresponde a mulheres chefes de família, pessoas com deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional.

 

 

A Adece, responsável pela operacionalização do programa, desenvolveu uma trilha de capacitação dos empreendedores atendidos pelo Ceará Credi. A iniciativa faz parte da estratégia de inclusão produtiva e financeira do programa no Estado e tem o objetivo de capacitar microempreendedores e futuros clientes do programa para o desenvolvimento dos seus negócios. Os cursos são realizados de forma gratuita e online, são de curta duração e disponibilizam de videoaulas com linguagem e conteúdo simples.

 

Até o final de 2022, mais de 12 mil clientes atendidos pelo programa realizaram cursos de gestão empreendedora e educação financeira. Entre os temas abordados pelas capacitações, foram ofertados cursos como: Prepare-se para Conseguir o Crédito; Ajudando Você a Pensar no seu Negócio; Marketing Digital; Formalização para Mulher Empreendedora; e Como Cuidar do dinheiro do Seu Negócio.

 

São dois cursos obrigatórios para quem quer abrir negócios e outros opcionais voltados para quem deseja se capacitar de acordo com as suas necessidades gerenciais da sua rotina empreendedora. Após a conclusão, os participantes recebem certificado digital.

 

RESULTADOS POR MUNICÍPIO E REGIÃO