VII FEINCO – Feira Internacional de Caprinos e Ovinos

1 de abril de 2011 - 09:00

 

A FEINCO – Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, hoje considerada a vitrine da cadeia produtiva do setor, transformou São Paulo na capital mundial da ovinocaprinocultura. Com mais de 100 eventos paralelos, mais de 4.000 animais das raças mais importantes de produção (Santa Inês,  Ile de France, Suffolk, Merino Australiano, Bergamácia, Romney Marsh, Border Leicester, Lacaune, Karakul, Texel, Dorper, Poll Dorset, Hampshire Down, Crioula, Bôer, Saanen, Alpina, Anglo Nubiana, Toggenburg, entre outras). Além de 180 empresas, mais de 250 criadores se apresentaram numa área coberta de aproximadamente 40.000m², mostrando todas as tendências de um dos mercados que mais crescem no Brasil. A ADECE, a FAEC e o SEBRAE do Ceará estiveram na FEINCO em parceria com o jornal AGROVALOR

A ovinocaprinocultura no Brasil encontra-se, atualmente, em plena expansão e consolidando-se como um agronegócio lucrativo, vivendo em suas diversas regiões várias situações e tipos de exploração, gerando empregos a diversos profissionais como técnicos especialistas nas universidades, consultores, profissionais de leilão, zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas, comerciantes especializados, produtores e empregados rurais, além de fornecedores de equipamentos e insumos diversos. É um setor do agronegócio com mais potencial de crescimento com uma gama de produtos como o leite, lã, carne e pele, além de geração de tecnologia.

A ovinocaprinocultura do Estado do Ceará, como no resto do Nordeste é uma atividade antiga e tradicional, caracterizada, principalmente, pela agropecuária familiar de subsistência, concentrada na região semi-árida, onde essas espécies por possuírem alta rusticidade se adaptam muito bem. O que pouca gente sabe é que o Ceará detém um dos melhores níveis do País em produtos e processos de alta tecnologia, onde predominam a UECE e a EMBRAPA CAPRINOS e OVINOS.

A criação de ovinos e caprinos no Ceará vive um momento de pujança com o mercado consumidor altamente demandante de seus produtos. Muito apreciada pela população, parte da carne é importada de outras regiões e países, bem como a produção de leite é insuficiente para suprir o mercado atual. Daí o grande potencial da criação de ovinos e caprinos no nosso Estado para suprir o consumo local e exportação.

O desenvolvimento da atividade no Estado passa pela melhor interação da cadeia produtiva, no que a ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará deve apoiar a iniciativa privada, com a criação em breve de uma Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura.