Encontro de países de Língua Portuguesa

28 de setembro de 2011 - 09:00

 

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará completa dez anos de funcionamento em 2011 e irá realizar em Fortaleza entre os dias 3 e 6 de outubro o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa – ENLP.

O evento, que conta com a parceria Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), acontecerá no La Maison Coliseu numa co-realização da Prática Eventos com apoio do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e a Câmara Brasil-Angola no Ceará e reunirá empresários, profissionais liberais, autoridades políticas e diplomáticas, expoentes da cultura, pesquisadores e câmaras de comércio com o objetivo de promover negócios nas mais diversas áreas utilizando a língua portuguesa como facilitadora.

A programação do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa será formada por rodadas de negócios durante todos os dias, palestras e painéis sobre os seguintes eixos temáticos: agronegócios, comércio exterior, construção civil, energias renováveis, educação, jurídico, logística, meio ambiente, tecnologia da informação, indústria, serviços e turismo. Entre os palestrantes, estarão pesquisadores, especialistas e empresários dos mais diversos segmentos.

Com o apoio das instituições empresariais e governamentais dos países de língua portuguesa, a organização espera reunir cerca de 300 participantes provenientes do Brasil e do exterior (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe) e importantes comunidades originárias desses países localizadas na África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Estados Unidos, Luxemburgo, Uruguai, Venezuela e em outros lugares que abrigam falantes da língua portuguesa.

Ponto Equidistante

Vários fatores devem ser evidenciados para ilustrar o papel de destaque que o Ceará ocupa hoje nas relações com os países de língua portuguesa, sobretudo, Portugal. A consolidação da ligação diária estabelecida entre Fortaleza e Lisboa é um marco que estimulou não apenas o fluxo de turistas portugueses e europeus em geral, como possibilitou a atração de importantes empreendimentos de capital português no estado, hoje o segundo maior captador de investimentos portugueses, sendo São Paulo o primeiro do ranking. Além desse importante intercâmbio, o Ceará mantém ligação direta com a África através do vôo para Cabo Verde.

O Ceará conta hoje com grandes investimentos a exemplo da Siderúrgica, cujas obras preliminares já começaram. Em 2014, Fortaleza será uma das sedes da Copa do Mundo e diante de todos os requisitos técnicos exigidos para a ocasião, o estado possui um excelente aparato diplomático justificável, sediando 22 consulados estrangeiros e mais de 10 entidades com atuação internacional. Do ponto de vista das relações de exportação e importação, sobretudo, no setor de logística, o Ceará é localizado em um ponto estratégico e equidistante da África, Europa e Américas, e abriga um dos maiores complexos industriais e portuários do Brasil, com vocações muito bem definidas e competitivas, como por exemplo, servir de entreposto nas relações entre Brasil e África, e entre Brasil e Europa.

O Governador Cid Gomes elegeu áreas estratégicas de atuação que serão contempladas no ENLP: meio ambiente, agronegócios, comércio exterior (logística), construção civil, energias renováveis, indústria, serviços, tecnologia da informação, turismo e construção civil, bem como todas as áreas secundárias vinculadas a estes segmentos.

“Existem cerca de 300 milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo partilhando a língua portuguesa e uma identidade histórica comum, mas que precisam de oportunidades para crescer e dialogar. O encontro vem para criar essa oportunidade de abrir o diálogo entre os empresários e sensibilizar os responsáveis pelas políticas públicas para que permitam agilizar as trocas comerciais entre os países”, comenta Jorge Duarte Chaskelmann, presidente da CBP-CE.

Encontro de Negócios na Língua Portuguesa

Data: 3 a 6 de outubro

Local: La Maison Coliseu

Solenidade de abertura: 4 de outubro às 9 horas

Mais informações: (85) 3433.7684 ou pelo site www.negociosnalinguaportuguesa.com