Adece participa do Recicla Nordeste 2011

1 de novembro de 2011 - 03:00

 

Com o tema “Reciclando com Sustentabilidade”, a segunda edição do evento acontecerá no Centro de Convenções, em Fortaleza, e pretende reunir empresários do setor de reciclagem e transformação, industriais, técnicos e especialistas da área, agentes ambientais e pesquisadores do setor público e privado.

De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apoiadora do evento, a ideia é promover o desenvolvimento com sustentabilidade, partir da integração a cadeia produtiva da reciclagem, a comunidade científica, o setor público e a sociedade. “Com entrada franca, a expectativa é que cinco mil pessoas compareçam ao evento e o volume de negócios realizados ultrapasse os R$ 3 milhões”, prospecta a diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Francisco Soares.

Fornecedores de matérias-primas, prefeituras, ONGs, cooperativas de catadores e órgãos como a própria Adece estarão expondo suas atividades nos estandes do evento. O Recicla também trará o Salão de Boas Práticas na Indústria e a Mostra de Ecoarte Cultura, Seminário de Reciclagem e Meio Ambiente, bem como uma Indústria Modelo de Reciclagem.

CÂMARA – Como parte da programação do evento, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Reciclagem de Resíduos Solidos no Estado do Ceará ( CS Reciclagem) e o Conselho Técnico de Meio Ambiente da Fiec (Cotema) realizarão reunião extraordinária. O encontro será realizado às 15 horas, do dia 4, na sala B-2, onde será apresentado o projeto da revisão da Lei Estadual nº 13.103/2001 pelo Grupo Técnico Institucional de Resíduos Sólidos do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam).

SAIBA MAIS – De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, o Brasil produz 161.084 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia. A Região Nordeste apresenta a situação mais crítica, com maior geração diária de resíduos por habitante e 51% dos 1.688 lixões espalhados pelo País. A situação exige soluções para a destinação final dos resíduos no sentido de aumentar a reciclagem e diminuir o volume, ou seja, é preciso ter menos lixo e só enviar para os aterros os rejeitos.