Economia cearense aquecida com a chegada de novas empresas

15 de dezembro de 2011 - 23:49

Um total de 3.502 empregos diretos foram gerados por novas empresas instaladas no Ceará em 2011.

Investimentos privados da ordem de R$ 83,34 milhões foram aplicados na implantação de 20 empresas no Estado, somente até o último mês de outubro. O dados são do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede) e foram divulgados durante a reunião ordinária com seus membros na manhã de hoje (21), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Conduzida pelo presidente do Conselho, Ivan Bezerra, o encontro contou com as presenças do presidente da Adece, Roberto Smith, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, do presidente da Câmara do Dirigentes Logistas (CDL), Honório Pinheiro, do empresário Jorge Parente, do secretário do Planejamento do Estado, Eduardo Diogo, do Secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, do secretário da Ciência e Tecnologia, Rene Barreira, do secretário das Cidades, Camilo Santana, do secretário de Recursos Hídricos do Estado, César Pinheiro, do deputado estadual Sineval Roque, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do prefeito de Pacajus, Pedro Filomeno, dentre outros membros do Conselho e convidados.

Na ocasião, Bezerra revelou ainda que, atualmente, existem mais 23 empresas em instalação no Ceará, que deverão gerar 5.355 empregos diretos, e que totalizam R$ 417, 46 milhões em investimentos. “Já a quantidade de protocolos de intenções para implantação de empresas já aprovados somente esse ano é de 64. Com isso, estamos projetando mais 8.568 empregos diretos. Serão R$ 2,46 bilhões injetados na nossa economia, é o Ceará crescendo em ritmo acelerado”, comemorou.

Planejamento

A reunião contou ainda com a apresentação do Plano Plurianual do Estado de 2012 a 2015 pelo secretário Eduardo Diogo, e da política de recursos hídricos do Estado pelo secretário César Pinheiro.

Já Roberto Smith, que assumiu a presidência da Adece há quase dois meses, discorreu sobre as estratégias de atuação da Agência. Ele destacou a importância de investimentos em inovação e  excelência nos mecanismos de gestão da Adece, das empresas e dos órgãos parceiros do Governo do Estado. “Estamos trabalhando na redefinição da estrutura da Agência, principalmente no que diz respeito à gestão patrimonial. Além do capital humano, já que estamos na expectativa da nomeação dos novos diretores (Agronegócio e Atração de Investimentos)”, destacou Smith.