ABEEólica e Adece se reúnem para discutir rede de pesquisa

25 de janeiro de 2012 - 13:21

 

A Rede de Pesquisa de Energia Eólica, um dos projetos do setor para 2012, foi pauta de reunião nesta terça-feira, 24 de janeiro, entre a Associação Brasileira de Energia Eólica e a Agência de Desenvolvimento do estado do Ceará. De acordo com Élbia Melo, presidente-executiva da associação, o momento pós-2011 é o de discutir a sustentabilidade da energia eólica e colher os benefícios dessa cadeia produtiva. “Queremos estimular a pesquisa e o desenvolvimento para a adaptação da tecnologia eólica para as condições brasileiras. Nosso objetivo aqui na Adece hoje é fazer um mapeamento, porque queremos criar uma rede de pesquisa”, explica.

De acordo com Élbia, a rede vai agregar todas as informações disponíveis e as instituições que costumam investir e realizar pesquisas, para que o setor consiga atender às demandas das indústrias. “A indústria demanda o tempo todo inovação e mão de obra. Queremos ter uma otimização dos recursos em pesquisa e desenvolvimento”. As reuniões tiveram início no Rio Grande do Norte e a associação vai visitar outros estados produtores, como Pernambuco e Rio Grande do Sul. “Nos reunimos no Rio Grande do Norte com a UFRN, o Senai e outras instituições justamente para mapear as iniciativas que os estados produtores estão tendo no sentido de investir na pesquisa aplicada, acadêmica e na mão de obra”, observa.

O mapeamento da rede deve demorar de dois a três meses, quando será preparado um documento inicial da rede, para que ela possa ser implantada. A expectativa é de que até o final de 2012 o projeto esteja pronto para ser implementado em 2013.

 

FONTE – Canal Energia