Cultivo já faz parte do cotidiano da cidade

6 de fevereiro de 2012 - 17:38

Na Praça Eudoro Correia, a caminhada e a ginástica dividem espaço com um hábito diferente de muitos locais da Capital. Flores ornamentam a passagem dos visitantes do bosque que procuram o local pela tranquilidade ou pelo jardim. “Venho andar todo dia, gosto muito daqui”, comenta Silvanira Saraiva. Depois dos passeios, ela conta que sempre leva uma planta para casa.

Adriana Martins é uma das vendedoras do bosque há mais de 20 anos. “Saí de um trabalho em escritório e vim pra cá. Tenho mais afinidade com as plantas”, afirma. Além de vender, ela também produz e utiliza em casa. O hobby virou trabalho: “As vendas variam em cada mês, mas aqui é muito bom. Me sinto muito bem fazendo isso”.

“Estamos unindo o útil ao agradável: os preços das flores estão melhores e o hábito se difundiu. O consumo vem aumentando bastante”, analisa Ticiana Batista, articuladora de Cadeia Produtiva de Flores da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). No último ano, segundo ela, o consumo interno de flores e plantas ornamentais superou o arrecadado com as exportações.

Um dos principais motivos para o aumento, Ticiana explica, foi o aumento da acessibilidade: desde 2010, supermercados e lojas de menor porte têm comercializado flores. A praça Eudoro Correia já é um tradicional polo de flores da Capital.

“Pensei na minha mulher e resolvi levar flores para ela”. A dúvida de Marlos Mendes era sobre qual uso faria das flores: se apenas embelezar a casa ou plantar e cuidar por mais tempo. O presente, ele afirma, representa o sentimento, mesmo sem data especial.

O cultivo de flores em casa já é prática na vida de Regina Cerqueira. Mesmo morando em apartamento, as plantas têm lugar reservado: “Coloco jarros em cima das mesas e das estantes”. Especialmente nas datas comemorativas – hoje é aniversário do marido -, ela gosta de enfeitar a casa para tornar o ambiente ainda mais alegre.

ENTENDA A NOTÍCIA

Desde 2009, o consumo de flores e plantas no Brasil tem superado o volume de exportações e ganhado mais importância. Acesso facilitado em bosques e supermercados impulsionou o consumo.

Dicas de como cultivar as flores

O técnico paisagista Rafael Câmara dá dicas de como ter plantas mais saudáveis e bonitas em jarros em casa:

Estratégia
Conhecer bem a planta é outra estratégia: os cuidados como adubação e irrigação diferem bastante. Se isso não for levado em conta, a planta pode morrer.

Iluminação

“A iluminação artificial não vai conseguir substituir a natural. Caso contrário, ela não vai ser saudável e ter vigor”, explica Rafael.

Disponibilidade

O primeiro passo é saber qual a disponibilidade para ter os cuidados com as plantas dentro de casa. “É preciso analisar o perfil do criador”, afirma Rafael Câmara, pois há espécies que precisam de mais cuidados que outras.

Nutrindo

“Quem não entende muito, pensa que só irrigar é suficiente, mas é preciso estar sempre nutrindo porque não está na natureza”, explica o paisagista Rafael

Adubo

A frequência ideal de adubação difere entre as plantas. É muito importante posicionar a planta em locais que recebam iluminação natural, para que ela fique mais saudável.
FONTE: O POVO