Ipece prevê PIB do Ceará superior a 5% em 2012

16 de maio de 2012 - 18:31

A previsão de crescimento da economia do Ceará para 2012, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), está mantido em 5%, mas pode ser, inclusive superior. A estimativa consta da primeira edição do Ipece Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica Cearense (1º trimestre de 2012), trabalho que acaba que foi lançado nesta quarta-feira (16) pelo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

A expectativa é otimista, sobretudo quando se faz uma análise da economia mundial, que passa por uma desaceleração movida pela crise na Europa, e pelo desencontro quanto ao crescimento da economia brasileira: FMI prevê uma taxa de 3,0% ; o Banco Central, de 3,22% (antes chegava a mais de 4%), e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 3,0%, com 0,7% de elevação para o primeiro trimestre de 2012, isso em relação ao quarto trimestre de 2011.

O diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, afirma que a previsão inicial de crescimento do PIB cearense – de 5% – deve ser atingida, com grandes  chances de fechar com taxa ainda maior. Tal estimativa – explica – é justificável, por exemplo, pela perspectiva de um recorde dos investimentos públicos estaduais este ano, que deverão atingir entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5 bilhões, que impactará fortemente na demanda do estado. Também deve contribuir a esperada recuperação do setor industrial do Estado, a partir do segundo semestre de 2012.

O Ipece Conjuntura mostra também uma importante expansão na arrecadação própria do Estado no primeiro trimestre de 2012 quando comparado a 2011, tendo o ICMS apresentado uma arrecadação por volta R$ 1,8 bilhão, crescimento significativo quando comparado a R$1,6 bilhão no ano anterior. Em termos reais, o crescimento no ICMS foi quase de 10,5%. Ressalte-se que esse tributo representou, no ano de 2011, um total de 47% das receitas orçamentárias do Estado. Em relação à composição do ICMS para o ano de 2011, verifica-se que o setor de maior arrecadação é o Comércio com 33,03% do ICMS total, seguido da Indústria (20,10%), Combustível (18,28%), Energia Elétrica (9,52%), Comunicação (9,48%), e a Categoria Outros (9,59%).

DOCUMENTO

O Ipece Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica cearense, referente aos resultados do 1º trimestre de 2012 – utiliza como referência os cenários econômicos internacional e nacional, os quais servem para orientar a análise sobre o desempenho da atividade econômica cearense, em seus diversos aspectos. O trabalho contempla uma série de análises, envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo socioeconômico do Ceará, destacando o comportamento setorial, como a agropecuária, indústria, comércio varejista, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas e intermediação financeira.

Ao lado dessa análise conjuntural, o boletim abriu um espaço para reflexões dos técnicos do Ipece sobre temas de interesse da sociedade. Este primeiro número traz dois artigos abordando os temas da educação e demografia. Com este novo trabalho,  o Ipece procura atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo sobre a economia cearense. O documento completo pode ser acessado no endereço www.ipece.ce.gov.br.

16.05.2012

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins ( marcio.teles@metrofor.ce.gov.br“>marcio.teles@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7115)