Metering – a dicussão sobre os smart grids e a tecnlogia para o sistema elétrico

4 de junho de 2012 - 13:55

A visão do Governo sobre o Smart Grid brasileiro e a visão das Concessionárias de Distribuição Elétrica serão alguns dos temas a serem debatidos no Metering Latin America 2012, que ocorre em agosto em São Paulo. O objetivo é trazer informações técnicas e experiências práticas sobre desenvolvimentos e implantações de projetos em medição inteligente, faturamento e eficiência operacional para as distribuidoras de água e eletricidade.

No evento, haverá a divulgação de informações aos gestores das concessionárias que querem aperfeiçoar seus sistemas de medição. Também é um momento de aumentar as possibilidades de networking para a geração de negócios e o fortalecimento do setor de operadoras no Brasil e América Latina.

As ações e os desafios da regulamentação no âmbito das redes inteligentes também serão abordados no Metering.

Há uma tendência global apontando para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes de distribuição de eletricidade e água, no âmbito do conceito de Smart Grids. Muitas dessas tecnologias prometem resolver dois dos maiores desafios das distribuidoras latino-americanas: o combate ao alto índice de perdas e o ganho de eficiência operacional da distribuição.

O uso de tecnologia inteligente pode reduzir índices de perdas e melhorar a eficiência operacional das distribuidoras, mas esses investimentos não estão imunes aos riscos. As soluções tecnológicas para distribuição têm muitas possibilidades: de equipamentos de telemedição a meio de comunicação de dados; e a distribuidora precisa avaliar cautelosamente todas as opções para se certificar de que contratará o melhor conjunto de soluções para o seu negócio.

Além dos altos custos e da falta de implementação prática massiva na América Latina, muitos fatores interferem na escolha do melhor conjunto de tecnologias possível. A distribuidora precisa levar em conta o tipo de cliente que mais atende (residencial x industrial), o local onde eles estão localizados (cidade x campo), o marco regulatório para a distribuição em seu país, dentre outros fatores.

A distribuidora precisa, portanto, conhecer todas as opções de soluções disponíveis e conversar com utilities já com vivência em implantação de tecnologias inteligentes.

Smart grid ou rede inteligente abrange a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência. Isso deve ser inegrado aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada.

Metering Billing/CRM Latin America 2012
Quando: de 21 a 23 de agosto
Onde: Hotel Transamérica Expo Center, em São Paulo
Mais informações: www.meteringlatinamerica.com.br