Selo sobre energia eólica marca as comemorações pelo Dia Mundial do Vento

15 de junho de 2012 - 19:17

O lançamento do selo que traz uma estampa alusiva à energia eólica marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Vento no Nordeste. No Ceará, os Correios lançaram o selo em solenidade realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), que contou com as presenças do vice-presidente do conselho administrativo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Lauro Fiúza, do diretor regional dos Correios, William Porto Maciel, do presidente da Adece, Roberto Smith, do presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra, e do presidente da Câmara Setorial de Energia Eólica do Ceará, Adão Linhares.

Visivelmente emocionado, Adão Linhares viu reunidas, na manhã de hoje, suas duas maiores paixões: energia eólica e filatelia. “Sou colecionador de selos desde criança, gostaria de saudar e parabenizar aos Correios por essa ação e à Adece pela iniciativa pioneira de criar a primeira e única Câmara Setorial de Energia Eólica do Brasil. Eu que, desde a década de 80, aposto e acredito no potencial do vento sinto um orgulho especial e particular”, declarou.

Já  Lauro Fiúza se disse feliz pelo que considera um certificado ao trabalho espetacular de aproveitamento do poder dos ventos na produção de uma energia barata, permanente e limpa. “Essa é a prova de que estamos no caminho certo”, constatou.

Citando o escritor Antoine de Saint-Exupéry, o presidente da Adece, Roberto Smith, falou que o “essencial é invisível aos olhos”, fazendo um comparativo com a importância dos ventos para o desenvolvimento econômico das nações e para a sobrevivência da humanidade. Filho de um grande filatelista, ele também demonstrou bastante intimidade com o universo dos selos, que considera importantíssimos na missão que têm de difundir o conhecimento sobre os outros países e, sobretudo sobre a história do Brasil. “Somos portadores de uma vontade de desenvolvimento abençoada por Deus Eólo (o Deus do vento)”, concluiu.

Mais sobre Energia Eólica

O Ceará é hoje o primeiro no ranking de potência instalada oriunda da energia dos ventos. Atualmente, são 17 parques eólicos em operação no território cearense, que geram 518,9 megawatts (MW) de energia. Além do reduzido impacto ambiental, a energia eólica contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a universalização do atendimento de fornecimento elétrico, atuando, ainda, de forma complementar ao sistema hidrelétrico e substituindo a geração dessa fonte nos meses de seca.

Assessoria de Comunicação do Cede/Adece – Jully Gomes (85) 3244.7976