Membros da Câmara Setorial da Tecnologia da Informação participam de missão técnica no Vale do Silício

2 de outubro de 2012 - 20:06

O presidente da Câmara Setorial da Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC), Alexandre Menezes, esteve na tarde de ontem (01), na Adece, para relatar ao presidente da Agência, Roberto Smith, as impressões sobre a missão técnica liderada por ele ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

De seis a 12 de setembro últimos, uma comitiva formada por 20 pessoas, entre membros da Câmara e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional Ceará – ASSESPRO-CE estiverem na Califórnia, onde identificaram oportunidades, prospectaram soluções para os desafios relativos ao setor no Ceará, além de conhecerem “in loco” casos mundialmente consagrados de sucesso empresarial em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Adece e Sebrae foram os parceiros e apoiadores dessa Missão Técnica que possibilitou aos participantes trazerem para o Estado o conhecimento e expertise adquiridos durante as visitações às renomadas empresas de TIC e, também a possibilidade de aumentar a rede de relacionamento dos participantes da missão.

alt

De acordo com Alexandre Menezes, a programação incluiu um ciclo de visitas técnicas a empresas líderes de mercado, como a Apple, Microsoft, LinkedIn, HP, Barracuda e Intel, como também a centros avançados de pesquisas como o NASA Ames.

Os participantes também puderam conhecer toda a história da computação durante visita ao Museu da História do Computador e à Universidade de Stanford, onde tudo começou no Vale do Silício. “Passamos ainda por endereços responsáveis pela história da tecnologia da informação como a garagem da HP, onde se desenvolveu o primeiro artefato eletrônico daquela região e a garagem da casa de Steve Jobs onde foi montada o Apple I, primeiro computador pessoal vendido em série e uma visita externa ao Googleplex, o complexo inovador da gigante da Internet”, destacou o presidente da CSTIC.

MERCADO – Segundo Alexandre Menezes, tem sido observado no cenário mundial que, mediante a facilidade e o barateamento da comunicação pelo uso de conexões Internet de alta velocidade, os serviços de TIC estão migrando de países ricos para países com mão de obra também qualificada, porém mais barata, que é o caso de nosso país.

“Estamos atentos a esse processo, trabalhando juntamente com representantes do setor, no que diz respeito a identificação de oportunidades e o nosso trabalho de atração e prospecção de novas indústria e empresas. Este segmento sempre foi uma das prioridades do Governo Cid Gomes, e consequentemente da Adece”, salientou, na tarde de ontem, Roberto Smith.

Na ocasião, Alexandre Menezes acrescentou que, com o advento do Governo Eletrônico, o e-gov e da governança de TIC, governos e empresas passaram a ganhar produtividade e competitividade ao tornar acessíveis serviços e informações para investidores e parceiros de todo o mundo.

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3244.7976