Adece participa de seminário sobre agricultura irrigada

31 de outubro de 2012 - 14:28

Começou ontem (30), em Limoeiro do Norte, o IV Seminário de Agricultura Irrigada do Vale do Jaguaribe. Realizado pelo Sebrae, o evento conta com o apoio da Adece e lançou o desafio de discutir o desafio mundial que é a produção de alimentos.

A abertura, que aconteceu pela manhã, no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, reuniu produtores, gerentes de perímetros irrigados na região, representantes do poder público e estudantes.

Na ocasião, o diretor de Agronegócio da Adece, Reginaldo Lobo, contextualizou o momento em que vive o agronegócio da região com a estiagem. Para ele, seca não é um problema, é uma realidade do semiárido. “Nós temos que pensar em novas possibilidades e novas alternativas de como tratar a agricultura nessa realidade de seca que vivemos. Não podemos pensar na estiagem só quando ela acontece”, enfatizou.

Sobre a realidade do agronegócio no Baixo Jaguaribe, ele afirmou que a região é a mais preparada, em comparação às demais áreas no Cariri e em outras regiões. Para ele, o território possui a melhor qualificação empresarial do agronegócio do Estado com a presença das grandes produtoras e exportadoras e um maior interesse do Governo em contribuir com infraestruturas que serão instaladas nos próximos 10 anos. “Esse território, com certeza, vai assumir a liderança do agronegócio em todo o Ceará”.

Ainda ontem, foram realizadas oficinas, uma com o tema “Uso Correto de Equipamento de Fertirrigação em Fruteiras”, ministrada pelo professor Francisco Sildemberny Santos, do IFCE e outra sobre “Tecnologia de Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças”, ministrada por Francisleudo Bezerra da Costa, da Universidade Federal de Campina Grande na Paraíba (UFCG-PB).

A programação continua durante todo o dia de hoje com palestra sobre Linhas de Crédito e Renegociação de Dívidas para Fruticultura, tendo como palestrante Joana Hudianne Mendes, do Banco do Nordeste, seguindo de palestras sobre produção de uvas em pequenas propriedades, controle da praga nematóide na cultura da goiaba, potencial da cultura do coqueiro, apicultura e agricultura irrigada e agrotóxicos.