Câmara Setorial do Vestuário será lançada nesta quinta, 13

12 de dezembro de 2012 - 13:17

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 13, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Vestuário (CS Vestuário). A CS Vestuário é um órgão colegiado que reúne empresários e governo, que terão a oportunidade de dialogar, propor, apoiar e acompanhar projetos prioritários e ações, visando ao desenvolvimento sustentável do setor de vestuário no Ceará.

O lançamento será às 14h30min na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

A CS Vestuário será composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva. No total, 17 instituições integram a cadeia produtiva do segmento.

Para Marcus Venicius Rocha Silva, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhoras (Sindconfecções), a criação da Câmara ajudará na conquista de mais e melhores recursos para o setor. “Dentre as principais demandas das duas entidades (Sindconfecções e Sindroupas), temos a instalação de centros tecnológicos nos polos confeccionistas para a imediata capacitação de profissionais técnicos e gestores, além da revisão do modelo tributário aplicado ao segmento”, acrescenta.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homens e Vestuário (Sindroupas), Adriano Costa Lima, a Câmara será um instrumento fundamental para ampliar o desenvolvimento do setor de vestuário no Ceará que sofre, sobretudo, com a invasão dos produtos importados, baixa qualificação da mão de obra e altas cargas tributárias, que minam a competitividade frente aos demais estados. “As câmaras setoriais são órgãos de articulação dos agentes privados e públicos. Por meio dessa junção de forças, teremos mais condições de debater com empresários, universidades, institutos de tecnologia e governo do estado, a fim de encontrar soluções rápidas para nossos entraves”, diz Adriano.

O Sindroupas tem 44 empresas filiadas. O Sindconfecções conta com 67 empresas filiadas. Os dois segmentos reúnem mais de 5 mil empresas em todo o Ceará, gerando aproximadamente 90 mil empregos diretos. (com informações da Assessoria de Comunicação da Fiec – (85) 3421 5435 / (85) 3421 5434)

Serviço:
Lançamento da Câmara Setorial do Vestuário (CS Vestuário)
Local: Auditório da Adece (Av. Barão de Studart, 598, Meireles)
Dia/hora: 13 de dezembro, às 14h30min

Entidades componentes da Câmara Setorial do Vestuário (CS Vestuário)
1. Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
2. Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont)
3. Associação da Moda Íntima do Ceará (Amic)
4. Associação de Proteção de Marcas e Patentes
5. Banco do Brasil
6. Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
7. Associação das Indústrias de Confecções do Montese (Montemarcas)
8. Secretaria da Fazenda (Sefaz)
9. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
10. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
11. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE)
12. Sindicatos das Indústrias de Fiação e Tecelagem Geral do Estado do Ceará (Sindtêxtil)
13. Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhoras do Estado do Ceará (Sindroupas)
14. Sindicatos das Indústrias de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindroupas).
15. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE)
16. União das Indústrias de Moda do Estado do Ceará (Unimoda)
17. Universidade Federal do Ceará (UFC)