Euvaldo Bringel toma posse como presidente da Câmara Setorial de Fruticultura

5 de fevereiro de 2013 - 19:23

O novo presidente da Câmara Setorial de Fruticultura do Estado do Ceará, Euvaldo Bringel Olinda, foi empossado na manhã desta terça-feira (05/02), em solenidade realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com as presenças do secretário do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, e do presidente da Adece, Roberto Smith.

Na ocasião, Hermínio Resende endossou a preocupação com a seca e reclamou do tratamento desigual da União entre os estados do Sul e do Nordeste quanto à liberação de recursos. Segundo ele, os socorros financeiros são liberados mais rápido aos estados do Sul. O parlamentar parabenizou o novo presidente da Câmara Setorial de Fruticultura, destacando a importância da atividade para a economia do Estado.

Já Alexandre Pereira lançou o desafio de unir em uma força tarefa todos os cearenses que ocupam cargos de destaque nos poderes executivo e legislativo para implementar  ações de combate à seca. “Nós cearenses estamos exercendo funções de liderança do mais alto gabarito em todas as esferas de poder, não é justo que o nosso Estado ainda esteja penando com o problema crônico da seca. Proponho hoje que providências urgentes sejam tomadas, para isso vamos formar um Pacto pela Seca para cuidar do nosso povo, estou disposto a encarar essa missão e conto com o apoio de todos vocês”, disse aos presentes, que desde já se mostraram entusiasmados coma iniciativa.

Durante a posse, Euvaldo Bringel disse que pretende dar uma maior dinâmica à fruticultura, além de ressaltar que a atividade cresceu bastante ao longo de 19 anos de trabalho do Instituto Frutal. “Saímos de praticamente zero em exportação para ser o terceiro maior exportador de frutas do País. Fizemos ano passado U$ 108 milhões em exportação de frutas. Mas precisamos fazer muito mais”, admitiu.

O novo presidente defendeu ainda a necessidade de discutir políticas necessárias para ampliar a área irrigada do Estado. Conforme ele, o Ceará conta com quatro grandes perímetros, entre os quais o de Tabuleiro de Russas e do Baixo Acaraú. “São projetos que estão ainda em fase de desenvolvimento e capazes de duplicar a sua área de produção”, destacou, acrescentando que a evolução da irrigação está diretamente ligada à convivência com a seca. “O grande efeito da seca ao longo dos anos é a pobreza”, disse, pedindo celeridade nas obras estruturantes, como a refinaria de petróleo, que, segundo ele, vai gerar mais empregos e oportunidades.