Presidente da Adece palestrou no maior evento de energias renováveis da América Latina

13 de março de 2013 - 20:32

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smtih, palestrou ontem (12), no All About Energy. O maior evento de energias renováveis da América teve início na última segunda-feira e acontece até hoje (13), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza.

Na ocasião, ele traçou o panorama geral do avanço da energia eólica no Nordeste, mais precisamente no Ceará. Para o presidente, o sucesso da geração de energia eólica e de todos os segmentos movimentados por essa cadeia é irreversível. “Mas o que precisamos fazer agora é internalizar ações de pesquisa, que trazem conhecimento e faz de nós não apenas replicadores, mas detentores de tecnologia, o que nos traria mais autonomia nas tomadas de decisões”, destacou, acrescentando que ações da Adece estão direcionadas para esse sentido.

Smith afirmou ainda que o Ceará partiu na frente, e desse o início foi pioneiro em investimentos nesse tipo de energia renovável. “Há quase dez anos, o Nordeste despontou como a Região que já detinha 75% do potencial energético do Brasil, de lá para cá, só tivemos avanços, como a realização dos leilões, as parcerias com a iniciativa privada e com isso a possibilidade de ampliação de custos e condições de investimentos”, disse.

Tudo isso, segundo ele, contribuiu para que o Ceará despontasse como o maior produtor brasileiro de energia eólica da atualidade. Porém, pondera Smith, o Estado está trabalhando às cegas, mais do que nunca se faz necessária à criação de um sistema de informações atualizado sobre o setor no Ceará, o último atlas eólico cearense data do ano de 2001.

O represente do Governo do Estado anunciou ainda que a Adece está trabalhando fortemente no desenvolvimento de um sistema de informações que dê confiabilidade aos investidores. “A falta de informação traz perdas na competividade, precisamos também aperfeiçoar a nossa comunicação sobre os processos que cercam os benefícios fiscais, bem como trabalhar junto aos órgãos ambientais uma forma de melhor adequação com a realidade dos critérios que norteiam os licenciamentos ambientais”, pontuou.

Outra ação da Agência ressaltada pelo palestrante foi o foco no estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Renato Archer, bem como as empresas privadas. “O trabalho de relacionamento está arraigado à filosofia da Adece, a implantação de um túnel de vento e o laboratório de testes de painéis fotovoltaicos são algumas das ações que já se tornaram realidade graças às valiosas parcerias que escabelemos”, declarou.


Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330