Governo do Estado implantará infraestrutura na reserva Anacé

16 de maio de 2013 - 13:49

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), está preparando os  projetos com vistas a realização das licitações para implantação da  infraestrutura da área onde se instalará a comunidade indígena Anacé. A área onde será a reserva indígena, de mais de 540 hectares,  foi adquirida pelo Governo do Estado e Petrobras em troca do terreno onde será instalada a Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e  Portuário do Pecém (CIPP).

Serão construídas 163 casas distribuídas entre quatro aldeias Anacé,  uma escola indígena, um posto de saúde, acesso viário, vias internas,  sistemas de energia elétrica, de água e de esgoto, terraplenagem e  drenagem. O terreno foi adquirido pela Governo do Estado por R$ 15  milhões. Um convênio com a Petrobras garantirá outros R$ 15 milhões para repasse à Secretaria para a implantação da infraestrutura.

A reunião em que os índios aceitaram o terreno, definido pela Fundação  Nacional do Índio (Funai), aconteceu na terça-feira (14), na 6.ª  Câmara do Ministério Público Federal, em Brasília. No dia 14 de junho,  haverá nova reunião, desta vez com a Petrobras e a Seinfra, para a  assinatura do termo de compromisso que garantirá a implantação das benfeitorias compensatórias no terreno. O Governo do Estado já cedeu terreno de 1.950 hectares à Petrobras para a implantação da refinaria.

O equipamento, do tipo Premium II, é considerado fundamental para que  a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo. A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de  aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia. A refinaria, em projeto  pela estatal, terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com Óleo Diesel 10 ppm (63,5% da produção), Nafta Petroquímica (15,3%), Querosene de Aviação (12,6%),  Coque (2,8%) e Óleo Bunker (1,6%).

15.05.2013

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marco da Escóssia (85) 3216.3764 (85) 8898.4318
@seinfrace
facebook.com/seinfraCE