Diretor de Infraestrutura da Adece participa do I Seminário Internacional de Inovação Têxtil

23 de maio de 2013 - 14:46

Os setores têxtil e de confecção são os que mais geram empregos no Ceará. “As 92 escolas técnicas profissionalizantes em funcionamento no Estado possuem em sua grade curricular cursos e capacitações relacionados a esses setores”, revelou o diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, na noite de ontem (22), durante debate no I Seminário Internacional de Inovação Têxtil, realizado na Casa da Indústria, em Fortaleza.

Na ocasião, Neves destacou o empenho realizado pelo Governo do Estado para valorizar a grande vocação cearense para o trabalho nesses segmentos. “Dados de grandes empresas que se instalaram no Ceará registram num nível de produtividade dos nossos trabalhadores de até 120%”, revelou. Índices como esses são responsáveis por ter tornado o Ceará o primeiro estado do País na produção de fios de algodão e de índigo, um tecido feito com quase 100% de algodão.

O debate contou com a palestra do diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, que discorreu sobre alguns problemas enfrentados pela cadeia em todo o Brasil, como a concorrência com os importados chineses. “O governo chinês dá subsídios de 80% na produção do algodão, impactando no valor de finalização dos têxteis. A concorrência se torna desleal”, afirmou.

Durante o evento, o diretor da Adece questionou a Fernando Pimentel qual a agenda da ABIT para o enfretamento de um problema desse porte. “Diante desse panorama, apoiamos o que for possível para reverter esse quadro junto ao governo federal, além disso trabalhamos para tornar o ambiente brasileiro mais favorável em relação aos custos competitivos para que as empresas possam trabalhar. Educação e qualificação, linhas de financiamento e resolução das questões tributárias são as chaves da nossa missão”, declarou.

 

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457