Autoridades discutem incentivos para melhorar economia do Estado

29 de maio de 2013 - 13:23

Um dos maiores investimentos da atualidade no Estado é a implantação da Refinaria Premium Ceará, que irá transformar o cenário econômico em até cinco anos. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira, durante audiência pública, na tarde desta terça-feira (28/05), na AL. Requerido pelo deputado Roberto Mesquita (PV), o encontro teve o objetivo de debater os arranjos produtivos do Estado. Para o parlamentar, com tantas indústrias chegando ao Ceará, o momento foi adequado para tentar entender melhor os investimentos que estão sendo feitos, sempre focando em produtos e empresas que possam ser instaladas nos municípios e tragam empregos e renda para as regiões.

Por meio de slides, o secretário Alexandre Pereira apresentou os principais investimentos do governo para estimular a economia. Além da refinaria, atualmente o Ceará conta com a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do País. No local, 80% dos produtos produzidos são destinados à exportação. “O atual governo trabalha com duas vertentes, a da educação e a da infraestrutura”, acrescentou.

Alexandre também destacou os grandes incentivos fiscais para desenvolver a economia do Estado. De acordo com o secretário, atualmente todos os 184 municípios são ligados por estradas asfaltadas, o que ajuda no desenvolvimento econômico das cidades. “Ainda vivemos em um Estado muito pobre, e o principal objetivo do governo é minimizar a desigualdade. Para isso, buscamos os municípios com números baixos de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB), para implantar incentivos fiscais e gerar empregos na região”, explicou.

Para exemplificar os incentivos fiscais proporcionados pelo governo, o deputado Osmar Baquit (PSD), presidente da Comissão da Indústria, Comércio, Turismo e Serviços da AL, destacou as fábricas de calçados instaladas no município de Irauçuba. “Após a instalação das fábricas, quatro mil novos empregos foram gerados na cidade. O incentivo melhorou a qualidade de vida dos cidadãos que não tinham nenhuma perspectiva e proporcionou mais dignidade a eles”, frisou o deputado.

Também participaram da audiência o presidente da Agência do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smithos; os deputados Sérgio Aguiar (PSB) e Danniel Oliveira (PMDB); o secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gotardo Gurgel; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), e o presidente da ZPE, Eduardo Macedo.