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ENCOMEX – Encontros Do Comércio Exterior ENCOMEX Fortaleza

5 de junho de 2013 - 12:18

ENCOMEX
Os Encontros de Comércio Exterior são eventos itinerantes que circulam nas grandes e médias cidades brasileiras, promovidos pela SECEX/MDIC desde 1997, com o intuito de incrementar a participação do empresariado brasileiro, em particular do pequeno e médio, no contexto internacional. Os ENCOMEX propiciam uma profunda integração do setor público com o privado, mediante uma diversificada estrutura de opções que envolvem desde palestras sobre os primeiros passos para quem deseja exportar, passando pelo Caminho da Exportação e showroom de produtos de sucesso expostos nos estandes da feira, indo até os despachos executivos, verdadeira oportunidade do pequeno e médio empresário obter uma maior aproximação com os órgãos de governo e com as entidades de fomento envolvidas nas questões de comércio exterior, quer resolvendo questões pendentes, quer encaminhando a resolução de futuras questões. Os encontros incluem ainda oficinas setoriais e temáticas, atendendo a demandas locais, de acordo com o potencial econômico e exportador dos setores mais proeminentes da região.

O que é o Encomex
Os Encontros de Comércio Exterior – ENCOMEX – consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.

O ENCOMEX, como parte do Programa Comércio Exterior, implementação do Plano Nacional da Cultura Exportadora, integrante do Plano Plurianual – PPA 2012/2015, tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior.

Para a consecução dos referidos objetivos, a SECEX conta com apoio de entidades federais e de classe de abrangência nacional e regionais, e, dos Governos Estaduais e Municipais, entre outros.

A programação do evento é composta por: (i) palestras, (ii) oficinas setoriais e temáticas e (iii) encontros de negócios – todos direcionados ao pequeno e médio empresário. Os ENCOMEX são uma oportunidade para que os envolvidos no processo exportador sanem suas dúvidas, ampliem conhecimentos, atualizem informações sobre o comércio exterior e acessem novos mercados.
Em 2013, o ENCOMEX será em Fortaleza no Ceará, no dia 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, onde serão abordadas informações acerca das políticas e ações de comércio exterior, instrumentos de apoio e estímulo à inserção no mercado internacional, oficinas temáticas e setoriais com abordagem de assuntos de interesses específicos de cada região, além de atendimento individualizado por técnicos das instituições participantes, exposição de produtos exportados ou com potencial exportador.

Haverá oportunidades de negócios através de Encontro de Negócio (Projeto Comprador) e Tradings em Ação (Rodada com Tradings), ações de resolução de processos pendentes através do Balcão de Atendimento do MDIC, com encontros preagendados entre os empresários e o MDIC. Haverá també estandes das instituições parceiras para atendimento do empresariado e um Curso Básico de Exportação. O formato foi aprovado por parceiros nacionais e regionais e demais participantes.

Na ENCOMEX FORTALEZA será realizada pelo MDIC e Governo do Estado, tendo como parceiros, a APEX-Brasil, o SEBRAE, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal, os Correios, o Banco do Nordeste do Brasil e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará –ADECE, ZPE Ceará e Porto do Pecém.

O público-alvo esperado é de 850 pessoas e 450 empresas do ENCOMEX, formado por empresários, gestores públicos, profissionais de comércio exterior e formadores de opinião. Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas e que os eventos não possuem fins lucrativos.

Objetivos

Objetivo Geral
Mobilizar empresários de pequeno e médio porte, gestores públicos e representantes de sociedade civil na busca de soluções para os desafios do comércio exterior no Brasil, refletindo no aumento da base exportadora e na consolidação de políticas de apoio às exportações.

Objetivos específicos
– Buscar o consenso em relação aos desafios, gargalos, oportunidades e ações conjuntas para o incremento das exportações;
– Fomentar políticas estaduais de comércio exterior como vetor para a geração de trabalho e renda;
– Promover o desenvolvimento das cadeias estratégicas de cada Estado, focando na construção coordenada da política de comércio exterior;
– Articular as instituições parceiras visando à potencialização dos resultados;
– Divulgar programas, projetos e ferramentas de financiamento, capacitação e promoção disponíveis ao empresário exportador;
– Propiciar a discussão de temas estratégicos para o desenvolvimento do comércio exterior;
– Subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de Política Nacional de Desenvolvimento do Comércio Exterior e da Cultura Exportadora, alinhada com as estratégias empresariais e as políticas dos governos estaduais.

Balcão de Atendimento do MDIC
O Balcão de Atendimento do MDIC é um espaço específico que o órgão, através da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), oferece aos empresários para esclarecer especialmente suas dúvidas relacionadas a casos concretos de exportação e importação, bem como em temas relacionados a negociações comerciais, a defesa comercial, entre outros.

Cultura Exportadora
Cultura exportadora de um país ou de uma economia é, em princípio, o grau de abertura, de tradição, de intimidade que se tem com o mercado externo. É quando, por exemplo, uma empresa pensa no mercado externo como extensão natural ou permanente de seu mercado doméstico. As empresas e os agentes governamentais sabem que além de produzir um bem ou oferecer um serviço competitivo em relação aos produtos de outros países, a atividade exportadora envolve muito mais. Exportar exige uma estratégia para encontrar mercados potenciais para os nossos produtos, sua promoção junto aos possíveis compradores, cumprir com requisitos internacionais de qualidade e conhecer o processo operativo de exportação. Para criá-la em uma sociedade, é preciso uma série de atos integrados dos governos federal e estadual e entidades públicas e privadas, como, por exemplo, a promoção de encontros de comércio exterior, a capacitação de profissionais de comércio exterior, a edição e distribuição de material para orientação ao exportador e a formação de negociadores em comércio exterior que resultam na criação de uma cultura exportadora e no despertar para as oportunidades e benefícios que o comércio internacional propicia.

ENCOMEX FORTALEZA – Detalhes da programação
O Encomex Fortaleza acontecerá de 8 h às 18 h do dia 19 de setembro de 2013, sendo aberta pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres. Em seguida a apresentação dos empresários que se destacam nas exportações cearenses:

1. ITAUEIRAS AGROPECUÁRIA
2. CV COUROS
3. FORTCANOS DO BRASIL
4. CERÂMICA CERBRAS

À tarde, a partir das 14h, o público poderá participar de oficinas setoriais e temáticas, seguidas de debates com os palestrantes. Os temas das oficinas e palestras serão:

• Exportação: o caminho para a competitividade;
• Inovação: caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais;
• Design e Embalagem: inovação na prática do comércio exterior;
• Ferramentas de Apoio ao Exportador Brasileiro;
• Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional;
• SISPROM – Desoneração Tributária das Remessas para Promoção Comercial e Certificação;
• CAPTA – Sistema de Consulta aos Acordos de Preferência Tarifária;
• Mecanismos de financiamento ao Comércio Exterior;
• Entendendo os procedimentos do Drawback, um estímulo a mais para exportar;
• Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação;
• A experiência da ZPE Ceará;
• Perfil Exportador do Estado do Ceará;
• Cenário, Perspectivas e Oportunidades de Negócios para a América do Sul;
• Cenário, Perspectivas e Oportunidades de Negócios para a África;
• Central Exporta Minas: um exemplo de sucesso no apoio às exportações;
• Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: superando os desafios para acesso aos mercados