Polo da Fiocruz no Ceará produzirá medicamentos para doenças raras

20 de junho de 2013 - 13:21

O Governador Cid Gomes participou nesta terça-feira (18), em Brasília, do encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), que reúne os principais atores da indústria farmacêutica nacional, além de seis ministérios, a Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz e do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). No encontro, foi assinada a parceria para a primeira plataforma tecnológica para produção de medicamentos biológicos a partir de células vegetais, como as de cenoura e do tabaco, e envolve a parceria entre a Fiocruz, a empresa israelense Protalix, o norte-americano Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular e a iBio Inc. A produção começará a funcionar plenamente em 2016, quando o polo tecnológico da saúde no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, for inaugurado.

O novo polo da Fiocruz no Ceará começa a ser construído até o fim deste ano.  Por meio da parceria firmada, a fábrica produzirá inicialmente medicamentos para doenças raras como o Taliglucerase Alfa Humana Recombinante, para a doença de Gaucher, e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra febre amarela.

“Com essa parceria nós estamos ajudando a corrigir as desigualdades sociais e reduzir as desigualdes regionais. Nós disponibilizamos há um tempo um terreno para instalação de indústrias na área de tecnologia e a primeira delas foi a Fiocruz com este grande projeto.  Portanto, esta parceria será de grande importância para o Brasil e também para nós, com os empregos gerados”, disse Cid Gomes.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)