CIC promoveu almoço para o presidente da Catalunha e a sua comitiva

9 de julho de 2013 - 18:11

O Centro Industrial do Ceará (CIC) promoveu, no último sábado (6), um almoço para o presidente da Catalunha, Artur Mas i Gavarró, acompanhado por outras autoridades e por cerca de 50 empresários catalães, no Ideal Clube, em Fortaleza. Na ocasião, ficou acertado que uma missão do Governo do Estado e do CIC vai visitar a Catalunha, o que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, que representou o governador Cid Gomes no almoço, há interesse em conhecer uma escola de pesca da Catalunha, que é uma das melhores. “Queremos conhecer não só a parte de equipamentos, mas também de capacitação, no sentido de nos prepararmos para a pesca oceânica. Também devemos visitar empreendimentos na área de laticínios, especificamente de cabra”, afirma.

A presidente do CIC, Nicolle Barbosa, ressaltou que o Ceará e a Catalunha têm potencialidades comuns e exemplificou com o porto de Barcelona, uma das principais portas de entrada dos produtos brasileiros na Espanha, e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Este último credencia o Ceará para ampliar as bases de um mercado cada vez mais intenso entre o Brasil e o resto do mundo.

Nossas potencialidades comuns podem nos levar a termos um importante papel no mercado internacional, seja na promoção de exportações e importações tanto espanholas quanto brasileiras, ou na interlocução contra outras regiões dos continentes europeu e sul-americano”, observou a presidente do CIC. “Ceará e Catalunha, se souberem canalizar bem suas expertises, suas práticas, suas experiências, podem vir a ser responsáveis por uma transformação significativa no cenário econômico dos dois continentes”, complementou Nicolle Barbosa.

Durante o encontro, o presidente da Catalunha apresentou os dados locais, que mostram boas perspectivas para o Ceará. Artur Mas destacou a importância das empresas catalãs investirem em outros países como forma de crescerem e ampliarem também sua atuação na própria Catalunha. Em seu discurso de agradecimento a recepção do CIC, ele disse que esse é um momento difícil para o seu país e para a Europa. E, apesar das dificuldades, tem pessoas fazendo coisas positivas, uma delas é abrir-se para o Mundo. A outra, ressaltou, é vir para o Brasil.

Quando se fala em Brasil, segundo o presidente da Catalunha não se pode pensar só no Sudeste, “mas também no Nordeste e no Ceará”. Para Artur Mas, não é incompatível investir no mundo e, ao mesmo tempo, crescer na Catalunha. “A Catalunha também está se abrindo ao mundo, porque sabe que é o único caminho para também crescer”, completou.

Para o vice-presidente da FIEC, Roberto Sérgio, é necessário ter linha de mão dupla entre Catalunha e Ceará. “Precisamos nos desenvolver e vocês investir. É um belo casamento”, afirmou ao dar boas vindas à comitiva do presidente Artur Más. Esse relacionamento pode ocorrer com o estreitamento dos laços entre o governo e os empresários do Ceará e da Catalunha, representada no Estado pelo grupo Taurus, proprietário da Mallory, indústria de eletrodomésticos localizada em Maranguape, a 30 quilômetros de Fortaleza. O empreendimento, aliás, é também um atrativo para que outras empresas catalãs busquem investir aqui, contando com o apoio dos governos catalão e cearense.