Encomex 2013 lançado oficialmente

20 de agosto de 2013 - 18:55

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), lançaram oficialmente, na manhã de hoje (20), os Encontros de Comércio Exterior (Encomex 2013), que serão realizados no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, no próximo dia 19 de setembro. O encontro aconteceu na sede da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), onde os patrocinadores, apoiadores e imprensa local foram recebidos pela coordenadora geral do Encomex, Cândida Cerviere, pelo presidente da Adece, Roberto Smith, e pela diretora para assuntos internacionais da Fiec, Verônica Perdigão.

O objetivo do Encomex é expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. Para Cândida Cervieri, ações que devem cada vez mais ser incentivadas para manter as empresas brasileiras bem posicionadas no mercado internacional. A gestora do MDIC mostrou no lançamento do Encomex um painel do Brasil e do Ceará no comércio exterior desde 2004, destacando que as exportações vinham em um crescimento até 2009, quando houve uma pequena queda creditada à crise financeira internacional. “Depois disso, voltaram a subir, caindo novamente em 2012, mantendo-se tal tendência neste ano”, afirmou.

Na visão de Verônica Perdigão, a realização do Encomex no Ceará é um incentivo importante aos exportadores do estado e do Nordeste, já que o país passa por um momento diferenciado nesse campo, sendo este momento fundamental para que os interessados se informem e sejam incentivados. Já segundo Smith, unir a academia e o empresariado, como está proposto no encontro, é mais uma forma de aumentar a possibilidade de interação visando criar condições favoráveis de participação dos empresários no futuro. O representante do governo do estado afirmou que se o Ceará, hoje, importa mais, é com o objetivo de posteriormente estar preparado para lidar com um superávit. Mas, para isso, é necessário que haja uma constante preparação.

No caso do Ceará, Cervieri lembrou que o estado ocupa o 14º lugar no índice nacional de exportadores, apesar de possuir posição estratégica no Nordeste e um porto como o do Pecém. Lembrou ainda que 50% das exportações brasileiras são concentradas em apenas três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para ela, a superação de tal quadro sugere alguns desafios a ser superados, listando, dentre eles, a simplificação de processos de operação no comércio exterior; aperfeiçoamento dos instrumentos de defesa comercial; diversificação da pauta de exportação; e a ampliação das exportações para economias em desenvolvimento que apresentem taxas de crescimento relevantes. A partir dessas sugestões, Cândida Cervieri aponta o Encomex como ação importante, por reunir elementos de ajuda e apoio aos empresários que pretendem atuar nesse mercado.

Sobre o Encomex

O Encomex é fruto da necessidade de as instituições públicas e privadas fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo, além de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados. Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, dos Correios, do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Adece, da FIEC, da Câmara Brasil-Portugal e da Câmara de Comércio Exterior do Ceará, dentre outros organismos.

As inscrições continuam abertas e até ontem já haviam sido inscritas 608 empresas, com a expectativa de chegar até 1.200 no dia 19 de setembro. Nesta edição, o foco será competitividade e inovação, com viés voltado as oportunidades de comércio na América do Sul e África. Os interessados em participar podem fazer a inscrição no site (www.encomex.mdic.gov.br). A inscrição é gratuita. Os inscritos terão, ainda, a oportunidade de participar do “Projeto Trading em Ação” e do “Encontro de Negóios” com compradores internacionais. Os interessados poderão, também, realizar o Curso Básico de Exportação.