Governo do Estado participa de encontro sobre tendências tecnológicas em plataformas vegetais

21 de novembro de 2013 - 19:02

O governador Cid Gomes e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith,  participaram nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, da abertura do encontro sobre tendências tecnológicas em plataformas vegetais. No evento, que teve a participação da Fiocruz, o Governador destacou a implantação do Polo Farmacêutico do laboratório no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que terá como componente na produção e desenvolvimento de vacinas a plataforma vegetal. Essa será a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz a ser instalada fora do Rio de Janeiro.

Cid Gomes ressaltou ainda que a unidade da Fiocruz tem a parceria da empresa israelense Protalix BioTherapeutics. A Protalix  é uma empresa farmacêutica que usa como base plantas de enzima taliglucerase alfa. No mês passado, o Governador e o presidente da Adece visitaram a sede da empresa, em Israel, e conheceu a recnologia empregada na fabricação de vacinas de origem vegetal.

O novo polo da Fiocruz no Ceará produzirá inicialmente medicamentos para doenças raras como o Taliglucerase Alfa Humana Recombinante, para a doença de Gaucher, e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra febre amarela. A instalação do novo polo foi confirmada em abril passado, pela própria Fiocruz, e será a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro.  O projeto de implantação tem como objetivo principal desenvolver o setor farmoquímico do Ceará, promover a integração entre academia e indústria e fomentar a sinergia entre as indústrias que formam o polo.

Cabe à Adece a liderança do Comitê Gestor do Polo, criado para administrar à sua implatação e integrado também pelos titulares da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), Secretaria da Saúde (Sesa), Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Prefeitura do Eusébio, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Ceará (Sindquímica).

Após a solenidade de abertura do evento, Roberto Smith proferiu palestra de apresentação do empreendimento, dando todo o detalhamento da obra, que conta com orçamento autorizado pelo Ministério da Saúde para a Fiocruz de R$ 170 milhões, para o triênio 2013, 2014 e 2015 – mais de R$ 50 milhões por ano – destinados ao novo Complexo.

A propriedade na qual será implantado o empreendimento tem uma área total de 55 hectares. O local já foi desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. São três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), CTI Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma.

22.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado