Adece participa do lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Cajucultura e Apicultura

5 de dezembro de 2013 - 22:29

A Adece participou, na última terça-feira (3), do laçamento da oficial da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Cajucultura e Apicultura, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta de criação da Frente é do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que é o coordenador geral. Na vice-coordenação estão os deputados João Ananias (PC do B/CE), Damião Feliciano (PDT/PB) e Valdir Maranhão (PP/MA).

“A Frente Parlamentar será um fórum permanente de debates e apresentação das experiências existentes no País. Tem como principal objetivo estimular a produção e a comercialização de produtos das cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura, desenvolver no País e, em especial no Nordeste, a produção de mel e seus derivados e do caju, como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar”, disse Assis.

De acordo com a articuladora de Agronegócio da Adece, Ticiana Batista, durante o evento, foram abordados os principais entraves da Apicultura no Brasil. “A primeira providência da Frente foi agendar, para o próximo dia 12, uma audiência pública para aprofundar o assunto e buscar soluçoes rápidas e adequadas”, revelou. O representante da Câmara Setorial do Mel, Guido Dias, também esteve presente e agradeceu à formação da Frente Parlamentar , além de relatar as dificuldades que o segmento vem enfrentando nos últimos dois anos devido aos problemas advindos da seca.

A Frente vai estimular o debate sobre temas relacionados às cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura entre os parlamentares, os movimentos sociais e populares, lideranças, academia e o Poder Executivo; também apoiar e promover ações voltadas para promoção de políticas públicas de fortalecimento destas cadeias produtivas e estímulo a exportação da produção.

Além de aspectos econômicos, as atividades das cadeias produtivas consideram os aspectos sociais, ambientais e políticos da agricultura, valoriza os saberes populares, o modo de vida da agricultura familiar e a economia solidária.