Governo do Estado lança programa para fortalecer desenvolvimento no interior

16 de dezembro de 2013 - 18:08

O Governo do Ceará, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) e da Adece, em parceria com o Sebrae, está lançando o programa Distrito Empreendedor. O programa vai fomentar distritos industriais no interior, a partir de empreendimentos instalados em galpões pertencentes ao Estado. Os galpões, vinculados à estrutura da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), podem ser transformados em minidistritos, com apoio a projetos de micro e pequenas empresas. O programa será iniciado em Crateús, em parceria com a prefeitura municipal, e servirá como modelo para outras regiões.

Com a iniciativa, o Governo pretende fortalecer a base produtiva local, aumentar a competitividade dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, além de fortalecer o associativismo comercial, e pode atender industrias enquadradas nos perfis de implantação, modernização e relocalização.

Para o secretário Alexandre Pereira, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, o Distrito Empreendedor vai otimizar a infraestrutura das empresas, pois muitas vezes a produção destas está localizada na própria residência dos empreendedores, com instalações limitadas e que dificultam o crescimento. Através da parceria com o Sebrae, haverá suporte para expansão das pequenas indústrias e agroindústrias com soluções para gestão, inovação e tecnologia, além da aproximação dos bancos oficiais para acesso a crédito, como o Banco do Nordeste, outro parceiro da iniciativa. Podem participar do programa micro e pequenas indústrias, com faturamento de até R$3,6 milhões ao ano.

De acordo com Alexandre, o Governo do estado além de investir na atração de grandes empreendimentos para fortalecer a economia do Ceará, pretende atender a demanda de empreendedores menores. “Com o programa Distrito Empreendedor, o Governo quer beneficiar diretamente os micro e pequenos empresários, que podem ser pequenos isoladamente, mas somados fazem a diferença pra economia e geração de emprego em diversas regiões”, afirma.

A experiência de fracionar galpões para uso compartilhado já existe em Crateús através de sete empresas, que funcionam num espaço pertencente à Codece. O local abriga indústrias de diversos segmentos, como fabricação de temperos e condimentos, doces, confecção, antenas parabólicas, móveis tubulares, vidraçaria e sorveteria. Ao todo, empregam cerca de 150 empregos diretos, além de centenas de indiretos.

Pelo sucesso da experiência, outras oito indústrias manifestaram interesse em pleitear operação em outro galpão da Codece localizado no município. São indústrias de calçados, fabricação de placas de gesso, móveis, materiais de limpeza, metalúrgica, vidros e mármore. O incentivo concedido pelo Governo é a cessão das instalações em regime de comodato a preço subsidiado, o que facilita a participação dos interessados, diminuindo o custo para o empresário e melhorando a capacidade de produção.

Para Alci Porto, diretor técnico do Sebrae, os pequenos empreendimentos são essenciais para a geração de empregos e colaboram para atracão de novos negócios. “O pequeno empresário está inserido na cultura local e deve ser visto como agente de desenvolvimento”, destaca. Pelo formato articulado, o Sebrae será responsável por orientar e capacitar os empreendedores. O programa pretende estimular que fabricantes comprem matéria prima local, fortalecendo a economia do município onde está inserido, incentivando a abertura de mercado. O modelo idealizado busca aumentar ainda a participação das micro e pequenas empresas nas compras dos governos municipais.

Carlos Felipe, prefeito de Crateús, destacou o orgulho em abrigar no município uma experiência modelo e incentiva demais prefeitos a fazerem o mesmo. “Acredito que esse projeto pode mudar a história do Ceará, incentivando geração de renda com uma proposta consistente. Melhor do que esperar por uma grande indústria é valorizar agora os pequenos empreendedores. A ideia deu certo em Crateús e pode ser usada em diversos municípios”, afirma.

A Codece possui galpões industriais espalhados em 39 municípios cearenses, mas de acordo com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, o programa pode ser realizado também em espaços disponibilizado pelos municípios. Participaram do lançamento do Distrito Empreendedor os presidente da Adece, Codece e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Smith, Roberto Feijó e João Porto Guimarães, além de representantes do BNB, CDL, dentre outras autoridades.

16.12.13

Coordenador do Cede