FIEC lança publicação com resultados do Projeto Portadores do Futuro para o Ceará

26 de maio de 2014 - 19:12

O presidente da Adece, Roberto Smith, participa hoje a noite (26), do lançamento da publicação do Projeto Portadores do Futuro para o Ceará com os setores e áreas estratégicas indicados em todas as sete mesorregiões do Estado, no auditório Waldyr Diogo, na Casa da Indústria (Fiece). Na ocasião, será lançado o Guia Industrial do Ceará 2014.

O presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e sócio da Natura, Pedro Passos, proferirá a palestra Inovação e a competitividade da indústria brasileira.  Ele é membro do Conselho de Administração da empresa e seu cofundador. Desde 2013, preside o Conselho de Administração da Totvs. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Dedica-se a diferentes entidades e organizações.

Desde 2009, é presidente do Iedi e, em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra o Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), desde 2003, e os conselhos do Instituto Empreender Endeavor, desde 2005, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), desde 2006, e da Fundação Dom Cabral (FDC), desde 2010. É também membro da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

O Projeto Setores Portadores de Futuro identificou, de forma regionalizada, quais são os setores e áreas com maior potencial para contribuir na transformação da realidade social e industrial do Ceará. A equipe percorreu aproximadamente 2 mil quilômetros em todo o estado, entre os meses de fevereiro e março deste ano, realizando painéis de especialistas regionais com quase três centenas de  representantes dos setor produtivo, governo, academia e terceiro setor de 54 municípios. Durante os encontros, foram apresentados estudos de tendências tecnológicas de 22 setores ou áreas estratégicas, totalizando 198 aplicações de 66 tendências tecnológicas. O objetivo do projeto é construir coletivamente uma visão de futuro para a indústria cearense.

Os painéis de especialistas foram realizados em todas as sete mesorregiões (Sul, Centro-Sul, Sertões,  Jaguaribe, Noroeste, Norte e RMF). Para construir uma visão de futuro coletiva, a iniciativa apresentou estudos de tendências tecnológicas mundiais para os principais setores industriais do Ceará, assim como áreas emergentes e transversais como biotecnologia, nanotecnologia e meio ambiente, de modo que os especialistas, com base em seu conhecimento sobre a região, puderam indicar as áreas e setores estratégicos para o desenvolvimento econômico regional até 2025. Assim, será possível pensar estratégias e ações antecipadas por meio de rotas estratégicas, com o objetivo de situar o estado em posição competitiva nacional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.

O Ceará é primeiro estado do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O projeto é uma iniciativa do  Sistema FIEC, com realização do SENAI e INDI, e apoio do SESI, IEL e Fireso.

Para o diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, o Projeto Setores Portadores de Futuro reforça as ações do Programa Indústria Viva no fortalecimento de nossa competitividade sustentável. “O Programa Indústria Viva é um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para a promoção da competitividade, prospecção de futuro, articulação do desenvolvimento industrial, dinamização do interior do estado e o estimulo ao empreendedorismo e eficiência produtiva.”

Serviço:
Lançamento da publicação do Projeto Setores Portadores de Futuro
Data: 26 de maio (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980) – Auditório Waldyr Diogo – térreo – bairro Aldeota – Fortaleza/CE.
Confirmação de presença e mais informações: (85) 3421-4206 ou indi@sfiec.org.br.