Jaguaruana ganha unidade produtiva de camarão

10 de junho de 2014 - 18:29

Os agricultores do município cearense de Jaguaruana conquistaram uma nova fonte renda. Graças a uma pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a carnicicultura, criação de camarão em viveiro, foi introduzida no perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

De acordo com o técnico em aquicultura da Agência, Pedro Lopes, foi feito um estudo de viabilidade técnica da atividade na Região. “A ideia era apresentar alternativas na produção em meio ao semiárido, que fosse além da agricultura, sobretudo ao cultivo do arroz, típico do Município”, explica.

Foi então que, a partir de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Associação de Criadores de Camarão do Ceará (ACCC) e a Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Jaguaruana (ASSIJA), foi implantada uma unidade produtiva de camarão (viveiro de engorda) que ocupa hoje uma área de cinco hectares.

De acordo com Lopes, o investimento de R$ 32 mil, recursos das próprias associações, beneficiou 20 famílias, que estimam faturar anualmente  R$ 44 mil com a venda de camarão. “A médio prazo, o faturamento deve dobrar,  a unidade tem bastante potencial, estamos otimistas quanto ao êxito crescente desse trabalho”, declarou o técnico da Adece.

 

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330