Câmara do Leite comemora aumento de 35% da produção e quer mais incentivos

20 de novembro de 2014 - 17:02

No último dia 13 de novembro aconteceu na Adece mais uma reunião com membros do Comitê Gestor da Câmara Setorial do Leite (CSL) com o objetivo de apresentar os principais resultados do setor e discutir alguns pleitos para os próximos meses.

 

Entre as principais reivindicações que foram apresentadas ao governador Cid Gomes estão:

 

  1. 1.Estimular a implantação de novas indústrias de laticínios no Ceará para a produção de queijos, com o intuito de absorver o excesso da oferta de leite, agregando valor e aumentando a vida de prateleira;
  2. 2.Reativação, ampliação e modernização do parque industrial instalado no Ceará;
  3. 3.Aumento das compras do Programa Fome Zero até atingir os 100 mil litros; (em andamento)
  4. 4.Aumento da pauta de importação elevando o valor líquido do ICMS a ser pago por litro de leite UHT importado para o Estado do Ceará para R$ 0,60; (a Sefaz já está cuidando dessa medida)
  5. 5.Tornar mais efetiva a fiscalização nas nossas fronteiras, evitando assim a entrada de produtos que possam competir de forma desleal com os que são produzidos no Estado;
  6. 6.Comprometimento maior de todos os componentes da cadeia, principalmente do seguimento varejista;
  7. 7.Incentivar campanhas junto às Prefeituras de “Compras Municipais”, viabilizando assim o aumento do consumo local;
  8. 8.Implantar mais tanques de coleta da SDA, com o intuito de reduzir a presença de atravessadores;
  9. 9.Implantação de uma indústria de leite em pó.

 

Nos últimos anos o setor leiteiro tem recebido grandes incentivos do Estado do Ceará como o Programa Leite Ceará que vem abrangendo o Estado e agregando várias instituições governamentais e não governamentais, bem como promovendo o sincronismo entre diversos Programa e Projetos.

 

De acordo com os integrantes do comitê gestor, o setor apresentou superação da produção mesmo em um momento de grande limitação pluviométrica, surpreendendo com um aumento significativo na produção de leite, cerca de 35% segundo especialistas.

 

 Os empresários destacaram em reunião o apoio oferecido pelo Estado do Ceará, em especial ao Programa Leite Ceará que vem se apresentado como algo inovador e revolucionário para o setor leiteiro, onde pela primeira vez na história do Ceará, de interação e assistência técnica especializada privada, resgatando e muito a autoestima de todos que compõem a cadeia, e principalmente dos produtores envolvidos.

 

 Desafios

 

Apesar desse cenário favorável, o setor apresenta o seguinte quadro abaixo:

 

  • Aumento de oferta de leite;
  • Redução de consumo;
  • Capacidade de industrialização no limite;
  • Redução do preço pago ao produtor.

 

 

DSCN09191 CopyParticiparam da reunião do Comitê Gestor do Leite o presidente da Câmara Setorial do Leite no Ceará Júnior Carneiro, o presidente da Adece Robert Smith, Jorge Parente (Fiec), Sérgio Brito e Agamenon Coutinho (Organização das Cooperativas do Leite/Cocentral), Márcio Peixoto (SDA), Alci Porto (Sebrae), Flávio Saboya (Faec), Reginaldo Lobo, diretor de Agronegócios da Adece, Henrique Girão (CBL), Aníbal José de Souza, diretor técnico do Instituto Agropolos e Suzy Anne Alves gerente de negócios agrícolas da Adece.

Asssessoria de Comunicação

Aécio Santiago