Ovinocaprinocultura: setor debate ideias para melhorias no CE

23 de março de 2015 - 19:28

Um panorama geral dos setores de ovinocultura e caprinocultura no Ceará, bem como os desafios do segmento, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (23) para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, pelo presidente da Câmara Setorial Ovinocaprinocultura, Amilca Silveira, e representantes da cadeia produtiva.

A ideia é formatar um programa estratégico a longo prazo com suporte administrativo, operacional e técnico para levar informação e tecnologia aos produtores cearenses. Para Amílcar Silveira, ainda é expressivo o número de criadores no Estado atuantes apenas por sobrevivência, tendo a atividade como secundária, deixando de lado o potencial a ser explorado na criação de ovinos e caprinos.

“Diante do estudo apresentado, percebe-se uma grande quantidade de pequenos produtores que utilizam baixas tecnologias, mas, ao mesmo tempo, existem criadores que são exemplos a serem seguidos. É preciso chegar a esses criadores e mostrá-los a importância desse tipo de atividade no Ceará”, disse Ferruccio.

Sobre o desenvolvimento da atividade no Estado, Ferruccio complementou que é preciso criar modelos de informação a serem disseminadas e absorvidas pelos demais criadores atuantes na área, além de estimular e esclarecer a população dos benefícios com o consumo da carne e do leite.