CS Comércio conhece projeto de descentralização econômica da Capital

29 de abril de 2015 - 20:46

Representantes da Câmara Setorial de Comércio e Serviços do Ceará (CS Comércio) estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) na manhã desta quarta-feira (29) e conheceram os projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) voltados para o setor, com apresentação do titular, Robinson de Castro. A nível estadual, a reunião contou ainda com a explanação de uma nova linha de crédito do Banco do Nordeste, ministrada pelo superintendente da instituição, João Robério.

Dentre as apresentações, destaque para o projeto no âmbito municipal de descentralização da atividade econômica de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto para aqueles mais baixos. “No momento em que nós tivemos a capacidade de medir o IDH de cada bairro, passamos a ter uma radiografia da cidade. Isso nos despertou a ideia de que precisamos voltar nossas atenções para áreas que estão no vermelho. As melhorias vão refletir não somente no desenvolvimento econômico, mas na saúde, na educação e na segurança. A saída para minimizar a violência, o problema de mobilidade urbana, promover a melhoria de empregos e de oportunidades seria desconcentrar a atividade econômica de bairros que estão no quadrilátero envolvendo Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, Cocó e Centro da Cidade. Automaticamente, vamos ter repercussão em outras áreas econômicas sociais e urbanas”, destacou Robinson de Castro.

Para o presidente da CS Comércio, empresário Freitas Cordeiro, o momento foi muito rico para os próximos passos necessários ao desenvolvimento do setor no Estado. “Na apresentação do secretário, vimos o propósito de um jovem desafiador buscando de fato enfrentar nossa realidade. São soluções para alguns bolsões concentrados de um IDH bem diferenciado onde, por coincidência, também se instaura violência, falta de emprego e de oportunidade. Levar empresas para esses locais é um projeto que precisamos apoiar e aplaudir”, avalia.

Na esfera estadual, os representantes da CS Comércio conheceram ainda as novas taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e e o Cartão BNB/FCDL Ceará. A forma de crédito consiste em um empréstimo de capital de giro. “Tem o benefício de parcelar as compras em até 36 meses com taxa de juros e uma tarifa bancária menor do que a cobrada aos demais clientes, graças à parceria com a FCDL”, explica João Robério sobre a novidade lançada em fevereiro deste ano.

“A ferramenta possibilita que o crédito chegue com mais celeridade ao pequeno empresário desburocratizando o processo”, acrescentou Freitas Cordeiro salientando a velocidade como necessidade do varejo local.

CS Comércio

A Câmara Setorial do Comércio e Serviços foi proposta pela FCDL/CE como foro de discussão e encaminhamento de demandas do segmento de comércio e serviços do estado do Ceará. Foi instituída conforme portaria n° 005/2010 do Diário Oficial do Ceará, de 25 de março de 2010. Tem como finalidade identificar gargalos impeditivos e propor alternativas de melhoria, desenvolvimento e sustentabilidade de um segmento econômico, articulando e promovendo a integração de agentes públicos e privados para definição de ações e projetos prioritários de interesse do setor. A Adece é uma das 25 entidades participantes da Câmara.

Ana Beatriz Sugette (ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3330)