Crescimento da cadeia produtiva de energias renováveis é discutido na Adece

27 de julho de 2015 - 20:03

As necessidades e desafios voltados para o setor de energias renováveis foram assuntos tratados no início da semana na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Nesta segunda-feira (27), o presidente Ferruccio Feitosa e diretores receberam o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis, Jurandir Picanço.

No encontro, o representante da Câmara apresentou um panorama geral do setor a nível mundial, nacional e estadual, destacando os cenários atuais de diferentes países e expectativas a serem alcançadas a longo prazo. Jurandir também citou as oportunidades no mercado local, a importância das energias eólica e solar para o Ceará e as demandas existentes no setor.

Após ouvir a apresentação, Ferruccio manifestou interesse em realizar um trabalho a quatro mãos. “O próximo passo é trabalharmos em conjunto com o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Renato Rolim, para traçar um plano de ações dando início às prioridades do setor. Temos um potencial para energias eólica e solar, maior fator de eficiência dos parques eólicos, clima favorável para a energia solar e pessoas dispostas a contribuir para o desenvolvimento da área”, disse.

“O importante é desenvolver a cadeia produtiva de A a Z. Desde a pesquisa, à capacitação, ao projeto, prestação de serviços, manutenção. Tudo isso são oportunidades existentes. Se temos ambiente favorável, com certeza teremos facilidade maior de atrair o investidores. Se no Ceará tem gente, pesquisas e laboratórios prestando serviços, estamos prontos para atrair investidores. Nosso propósito na Câmara é esse. Na primeira reunião formamos seis grupos de trabalho para trabalhar essas questões”, completou.

Participaram ainda da reunião os diretores de Atração de Investimentos e Agronegócio da Adece, Sylvana Holanda e Silvio Carlos Ribeiro, além do assessor executivo, Eduardo Ramos.

Destaque

O Ceará foi pioneiro ao ocupar a liderança entre os estados com maior potência instalada de energia eólica. Mesmo com o desenvolvimento de outras localidades no Nordeste brasileiro, os novos empreendimentos em território cearense representam R$ 6,7 bilhões.

Já no âmbito de energia solar, de acordo com a apresentação realizada por Jurandir, o Ceará também se destaca pela radiação solar média de 5,5 kWh/m². O número é acima da brasileira, que atinge 4,9 Kwh/m². Em comparação com a Alemanha, país com maior produção de energia solar fotovoltaica, o Ceará possui média 90% maior.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300 / 98878-2018)

Ciro Câmara