Adece busca apoio em Brasília para Plano de Mineração do Estado do Ceará

20 de agosto de 2015 - 03:00

O setor de mineração do Ceará poderá ganhar força com o andamento de ações que visam o crescimento e aprimoramento da cadeia produtiva local. Nesta quarta-feira (19), uma visita ao Ministério de Minas e Energia (MME) realizada pelo assessor de mineração da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Francisco Pessoa, teve o objetivo de prospectar recursos para a elaboração do Plano de Mineração do Estado do Ceará, uma parceria entre a Agência e a Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

“O plano consiste em um conjunto de ações para o setor mineral do Ceará a ser implementado pela Seinfra com interação da Adece. Além de valorizar o conhecimento geológico para novas jazidas e minas, ele vai identificar carências logísticas que viabilizarão importantes produções minerais no Ceará”, explica o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

A elaboração do plano contará com a contratação de profissionais do setor mineral para ser implementado. A visita ao Ministério aconteceu com o objetivo principal de garantir o financiamento das despesas com o projeto pelo Governo Federal.

Prioridades

De acordo com Francisco Pessoa, alguns assuntos prioritários estão sendo identificados dentro do plano. “O projeto de Itataia, logística para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), estruturação do Centro de Serviços e Comercialização de Rochas Ornamentais, além de outros trabalhos de tecnologia e estudos econômicos, que seguramente vão possibilitar o surgimento de novas atividades produtivas gerando emprego e renda”, destaca.

Ele pontua ainda que os trabalhos voltados para o setor vêm sendo desenvolvidos há alguns anos, no entanto, acaba de ganhar mais firmeza diante da criação da secretaria adjunta e do apoio do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.