Adece participa da Fenacam 2015

17 de novembro de 2015 - 14:34

O Ceará recebe, pelo segundo ano consecutivo, o maior evento de carcinicultura da América Latina. Entre os dias 16 e 19 de novembro, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa da XII Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece no Centro de Eventos do Ceará. Neste ano, a mostra tem como tema central: “Ciência e Indústria unindo forças para atender a crescente demanda de produtos aquícolas”.

Em um estande montado dentro da feira, a Adece atua apoiando a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Camarão (CS Camarão) e Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Tilápia (CS Tilápia).

“Nosso papel na Fenacam será o de trabalhar para atrair novas indústrias voltadas ao setor, como a de ração, por exemplo. Nossos técnicos estão disponíveis para apresentar aos possíveis investidores os incentivos e as vantagens que o Ceará oferece. Atualmente, somos o maior produtor de camarão do País e nosso esforço é para manter a posição e crescer cada vez mais no setor”, afirma o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

Apoiar e incentivar os produtores locais também é outro trabalho desenvolvido pela Adece tanto dentro quanto fora da Fenacam, segundo destaca o diretor de Agronegócio da Agência, Sílvio Carlos Vieira. “Também estamos nos empenhando e realizando articulações junto ao Governo do Estado, para garantir infraestrutura necessária; com a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, completa.

Fenacam 2015

Com previsão de aproximadamente 10 mil visitantes para discutir assuntos de interesse da carcinicultura e da aquicultura brasileira e mundial, o evento espera gerar negócios e parcerias, entre aquisição de equipamentos, insumos e produtos na ordem de R$ 100 milhões. fenacam

Na ocasião, também serão gerados A maior feira do setor da carcinicultura na América Latina também reunirá 40 conferencistas de diversos países, que proferirão palestras, todas com tradução simultânea. Além disso, um grande Festival Gastronômico dará um requinte especial à programação.

A Fenacam 2015 reunirá as maiores empresas mundiais envolvidas com a fabricação de equipamentos e insumos para a área de aquicultura, bem como, empresários, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes ligados a essa atividade, notadamente a carcinicultura, onde somente no Estado do Ceará já existem mais de 500 produtores de camarão marinho.

Na programação do evento acontece, de forma simultânea, o XII Simpósio Internacional de Carcinicultura; IX Simpósio Internacional de Aquicultura; XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, o Evento Técnico Anual do LACC/WAS (Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura); o SARA’15, primeiro Evento Regional de Aquicultura da WAS; e o XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

Setor

A carcinicultura marinha no Nordeste é a mais forte do país. O Ceará, por exemplo, é o maior produtor nacional de camarão cultivado e vem consolidando cada dia mais esse status. Segundo a ABCC, o estado deve fechar 2015 com uma produção de 50 mil toneladas, que representa 66,7% da produção brasileira (75 mil toneladas) projetada para 2015. Além disso, o volume de negócios que a atividade gerou no estado no ano passado foi de R$ 1 bilhão e deve fechar este ano na casa de R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 20%.