Adece apresenta na Cogerh projeto da Agricultura Irrigada como Suporte à Alocação de Água

10 de dezembro de 2015 - 18:30

Mediante a necessidade de corte hídrico para as atividades agrícolas nas Bacias do Médio e Baixo Jaguaribe, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vêm desenvolvendo, em demanda da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Câmara Setorial de Fruticultura, a Definição de Indicadores, Critérios e o Monitoramento da Agricultura Irrigada como Suporte à Decisão na Alocação de Água.

No dia 9 de dezembro, o diretor de Agronegócio da Adece, Silvio Carlos Ribeiro, e o gerente de Negócios Agrícolas da Agência, Pedro Henrique Martins, estiveram na Companhia junto ao presidente João Lúcio Farias, gerentes e coordenadores, da Cogerh, para apresentação do estudo executado em dois meses. O projeto permite saber a real importância da atividade agrícola na bacia e como esta se daria em situação de crise hídrica. Analisa-se quem teria prioridade de consumo.

Foi desenvolvida uma ferramenta web, o Sistema de Assessoramento ao Irrigante, em que os órgãos gestores podem acessar, fazer as simulações e trabalhar os indicadores e critérios do uso da água. O foco está em quatro seguranças: Produtiva (quantos kg por hectare e m³ aquela determinada atividade agrícola pode gerar para bacia); Segurança Econômica (qual a receita líquida por hectare e m³); Segurança Social (empregos gerados) e Segurança Hídrica (qual consumo de água na bacia).

Para João Lúcio Farias, a precisão de dados permitirá fazer uma melhor gestão da demanda do setor que consome mais água, que é a irrigação. “Vamos nos reunir para aprofundar e utilizar a ferramenta. Hoje temos todas as condições de potencializar o uso da água no Estado”, afirma.

Silvio Carlos relatou que dois pesquisadores da Califórnia foram trazidos para conhecer a situação do Vale do Jaguaribe e entenderam como funcionam o monitoramento do clima naquela região, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). “O estudo teve bons resultados e se entendeu a necessidade de uma nova rede de estação meteorológica dedicada para agricultura que, por sua vez, é diferenciada em termos de necessidade hídrica que cada cultura tem. Foi um refinamento do cadastro de toda área irrigada cuja Cogerh já tinha, para desenvolver esse estudo.

O projeto é um trabalho pioneiro no Brasil. Um exemplo que o Estado pode dar em termos de gestão dos recursos hídricos. Ainda será apresentado ao governador e definido como o trabalho funcionará”, afirma o diretor da Adece.

O projeto é um trabalho pioneiro no Brasil. Um exemplo que o Estado pode dar em termos de gestão dos recursos hídricos. Está sendo organizada uma apresentação para o governador pelo presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, para que seja dada continuidade do trabalho por parte das Instituições envolvidas: Cogerh, Funceme, Seapa e Adece, afirma diretor da Agência.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3218.7024
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh