Adece realiza visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)

22 de janeiro de 2016 - 19:25

Conselheiros e um grupo de colaboradores da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) visitaram, nesta quinta-feira (21), a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A ida foi articulada pelo presidente da Agência, Ferruccio Feitosa, e contou ainda com a presença de outros gestores de órgãos governamentais e não governamentais.

De acordo com Ferruccio, a visita teve o objetivo de familiarizar a equipe de desenvolvimento econômico do Estado com o maior complexo industrial local. “O Ceará pode ser definido como antes e depois da implantação do CIPP. Temos uma infraestrutura governamental diferenciada, como o Porto do Pecém, um dos mais modernos do País, com um calado natural de 19 metros. Temos ainda a primeira ZPE em operação do Brasil. São 13,5 mil hectares de terra destinados ao desenvolvimento industrial, que já contam com 15 grandes empresas em funcionamento. Nós da Adece trabalhamos fortemente para atrair investimentos e desenvolver as empresas já instaladas no complexo. Os servidores e conselheiros da Agência tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos do governo, como também visitaram os grandes empreendimentos ali instalados. Destaco a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), sonho de muitos anos dos cearenses, Siderúrgica Latino Americana (Silat) e Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC)”, disse.

A primeira visita aconteceu no Porto do Pecém, onde o grupo foi recebido pela diretora comercial Rebeca Oliveira. Localizado a cerca de 60 km da capital, na Praia do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, o porto completou 20 anos de existência e tem se destacado, principalmente na exportação de frutas, ocupando o primeiro lugar no ranking brasileiro de portos exportadores desta mercadoria.

Em seguida, o grupo conheceu as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e foi recebido pelo CEO da empresa, Sérgio Leite. O empreendimento é o segundo maior investimento privado em curso no Brasil e a única siderúrgica em construção no ocidente. Com previsão de começar a operar ainda no primeiro semestre deste ano, a CSP conta com um investimento de US$ 5,4 bilhões na primeira fase e atualmente emprega 2.414 pessoas.cipp2

Os visitantes passaram ainda pela ZPE Ceará, primeira do segmento em funcionamento do Brasil. O distrito industrial já conta com quatro empresas instaladas: CSP, Vale Pecém, White martins e Phoenix. O local é de importância significativa para a atração de empresas ao Estado do Ceará. Dentre as vantagens oferecidas, a área alfandegária propicia benefícios fiscais às indústrias instaladas no local.

A Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC) e a Silat foram os últimos locais visitados. O grupo teve acesso todo o processo de fabricação das indústrias e aprofundou os conhecimentos sobre o que elas representam para o Estado do Ceará.

Participaram ainda da visita os secretários estaduais Hugo Santana (Planejamento e Gestão); Nelson Martins (Relações Institucionais) e Nicolle Barbosa (Desenvolvimento Econômico). Além de Cláudio Ferreira Lima, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico; Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae; João Robério, superintendente do Banco do Nordeste; e Mário Lima Júnior, presidente da ZPE Ceará.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3300 / 98878-2018)