Crescimento do setor de equinocultura é discutido na Adece

12 de janeiro de 2017 - 18:32

A expansão da equinocultura cearense e ordenação do setor no Estado foram assuntos debatidos nesta quinta-feira (12), na Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Para abordar o assunto, o diretor-presidente interino e diretor de Agronegócios da Casa, Sílvio Carlos Ribeiro, recebeu os representantes do ramo Bessa Júnior, Rodrigo de Freitas e Alexandre Fontelles.

Uma solicitação para a criação de uma câmara setorial, no âmbito da Adece e voltada para o segmento foi formalizada pelos atores presentes na reunião. O órgão colegiado terá como objetivo discutir as demandas e as atividades do setor visando o crescimento com sustentabilidade no Ceará.

“A criação da Câmara Setorial de Equinocultura será de muita importância para o Estado tanto economicamente quanto socialmente. Com ela, poderemos fazer um mapeamento dos polos de produção, como já fazemos nos setores de fruticultura, floricultura e leite, por exemplo. A partir da criação dessa câmara, nasce também esse trabalho de identificação do setor já realizado pela Adece”, comenta Sílvio.

De acordo com os representantes, a expansão da equinocultura está relacionada ao esporte, lazer e turfe. A cadeia produtiva é responsável por movimentar a produção de ração, feno, capacitação de mão de obra e transporte, gerando emprego e renda principalmente na Zona Rural. Atualmente, o Ceará possui três cursos de medicina veterinária na Capital e mais dois no Interior do Estado.

A diretoria de Agronegócios da Adece, abrange, atualmente 10 câmaras setoriais voltadas para o segmento. São elas: Caju, Camarão, Carnaúba, Flores, Frutas, Leite, Mel, Ovinocaprinocultura, Tilápia e Trigo.