CS Caju elege novo presidente e secretários

19 de janeiro de 2017 - 20:02

Em assembleia realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cajucultura (CS Caju) elegeram presidente e secretários. O grupo discutiu ainda as atividades em prol do setor a serem realizadas neste ano.

Foram eleitos José Ismar Parente, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para presidente; Gustavo Saavedra, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como primeiro secretário; e Egberto Targino, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), como segundo secretário.

De acordo com o presidente escolhido pelos membros da câmara, o Plano de Desenvolvimento da Cajucultura do Estado do Ceará está entre as prioridades da CS Caju, bem como as demandas dos produtores e do setor industrial.

“Um dos pontos que sentimos hoje é o problema de produção de matéria-prima para que as indústrias possam trabalhar com plenidude. Para isso, precisamos ter um trabalho muito forte nos polos de produção da cajucultura. Ao mesmo tempo, vamos ter uma relação muito estreita com o setor industrial para entender e procurar resolver suas demandas”, comenta.

Ações da Adece para 2017

O diretor-presidente interino e diretor de Agronegócios da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, apresentou os projetos da Agência para o agronegócio cearense em 2017. Somente na cajucultura, três foram citados. O primeiro deles diz respeito à criação de uma gerência executiva para coordenar as atividades do plano estadual. O diretor citou ainda os projetos Diagnóstico da Cajucultura no Estado do Ceará e Cajucultura de Alto Desempenho.

Também foram destacados os trabalhos solicitados pelas câmara setoriais e voltados para Frutas Temperadas, Leite, Palma Forrageira, Tilápia, Carnaúba, Espécies Arbóreas, Algodão, Irrigação e estudo sobre os polos de produção de diferentes setores do agronegócio cearense.