Adece recebe representantes da Agência Nacional de Águas
21 de fevereiro de 2017 - 23:57
Um projeto elaborado em 2015 pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) para definir os indicadores e critérios do uso da água no setor agropecuário tem despertado interesse de órgãos de abrangência em todo o País. Nesta terça-feira (21), representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) visitaram Fortaleza e foram recebidos pelo diretor de Agronegócios da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro.
O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, e os técnicos Wagner Vilela, Thiago Fontenele e Carlos Perdigão estiveram reunidos com o diretor e colaboradores no auditório da Adece. Na ocasião, Sílvio apresentou a agência cearense, o andamento do projeto em questão e as próximas etapas a serem desempenhadas.
“O primeiro passo será iniciar o cadastro dos usuários de água nessas bacias, o que precisará de recursos financeiros doados pela Adece. A ideia da visita dos representantes da ANA foi discutir formas para que seja firmado um convênio entre Adece, ANA, Cogerh e outras instituições que possam participar do projeto. A ANA acredita que o trabalho é pioneiro no Brasil, não havendo nada similar. Por isso o seu interesse em participar”, ressalta Sílvio.
Lançado em 2015, no ano seguinte, o projeto foi executado em parceria com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), ANA, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). A partir do trabalho, foi criada uma Câmara Técnica Para o Uso da Água no Setor Agropecuário no âmbito do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A mesma câmara demandará os dados de custos de produção e consumo de água pelas atividades agrícolas na nova fase do projeto, que ocorrerá em cinco bacias: Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado.